Empresas no Cunene recebem financiamento do PRODESI

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 24 Dezembro De 2020    14h30  
Município de Belas, a sul de Luanda, vai aumentar sua produção de bens alimentares (Foto Ilustração)
Município de Belas, a sul de Luanda, vai aumentar sua produção de bens alimentares (Foto Ilustração)
Morais Silva

Ondjiva - Novecentos e 97 milhões, 242 mil e 500 kwanzas foram disponibilizados a oito empresas da província do Cunene, no âmbito da linha de crédito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI).

Tratam-se de duas empresas do ramo agrícola e seis do comércio e distribuição.

Das 222 empresas que apresentaram candidaturas para acesso ao crédito, apenas 11 foram aprovadas com o valor global de um mil milhão, 322 milhões, 546 mil e 500 kwanzas disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento Angolano, sendo que três aguardam financiamento.

Em declarações quinta-feira, à Angop, o director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene, Orlando Kamaty, explicou que as restantes empresas aguardam pela aprovação dos projectos.

Disse que o processo obedece várias fases como a triagem do projecto, dossier de crédito, negociação com a banca,  desembolso e acompanhamento da implementação do crédito.

Informou que, no  no âmbito do PRODESI,  foi igualmente aprovado o financiamento de 18 cooperativas agrícolas e pecuárias, que receberam financiamento no valor limite de 50 milhões de kwanzas, para cada cooperativa, com uma taxa de juro de 7.5 por cento

Orlando Kamaty sublinhou que o Governo pretende potenciar as cooperativas agrícolas a produzirem, cada vez mais, para reduzir as importações, aumentar a empregabilidade e gerar a renda familiar.

O PRODESI é um programa de iniciativa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.





+