ENDE com 2,5 mil milhões por recuperar na Lunda-Norte

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 26 Fevereiro De 2024    20h22  
Centralidade do Mussungue na Província da Lunda Norte
Centralidade do Mussungue na Província da Lunda Norte
Hélder Dias

Dundo - Os clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) na Lunda-Norte, têm uma dividia acumulada de 2,5 mil milhões de kwanzas , contraídas nos últimos cinco anos.

A informação foi prestada esta segunda-feira, no Dundo, pelo director provincial da ENDE , António Maria , durante uma campanha de sensibilização e negociações para amortização de dívidas por parte dos clientes. 

De acordo com o responsável,  trata-se de empresas privadas do ramo do comércio e serviços, clientes particulares (domésticos) e de média tensão , cujas suas dívidas podem ser pagas de forma parcelar e/ou em prestações sem que haja interrupção no fornecimento de energia eléctrica.

Destacou que a dívida acumulada pelos clientes particulares (domésticos) é de 1,5 mil milhões de kwanzas. 

Por outro lado, fez saber que está em curso  a implementação de uma nova rede de baixa tensão na ordem de 7,2 quilómetros e a instalação de quatro postos de transformação que vão permitir mil novas ligações domiciliares com contadores pré-pagos na cidade do Dundo. 

Acrescentou que no município de Lucapa, está ser instalada uma nova rede de distribuição de média tensão , com 17,7 quilómetros, que permitirá 17 mil novas ligações domiciliares. 

Disse que as novas ligações domiciliares serão sustentadas pela barragem hidroelétrica do Luachimo e a central fotovoltaica de Lucapa, com capacidades de produção de 34 e 7,7 megawatts, respectivamente. 

A ENDE na Lunda-Norte controla actualmente, 23 mil clientes. HD 





+