Luena - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP) é a instituição com maior número de reclamações dos consumidores, na província do Moxico, soube, esta sexta-feira a ANGOP.
De acordo com o chefe dos Serviços provinciais do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, José Xavier, os cortes sucessivos de corrente eléctrica e as cobranças de texas de religação das residências ao sistema eléctrico são as principais reclamações dos consumidores nesta região.
Em 2023 esta instituição registou 96 actos, entre infracções e aconselhamentos, tendo a ENDE se destacado, como instituição com maior número de reclamações, seguido pelo Caminho de Ferro de Benguela (CFB) com queixas sobre o mau atendimento aos passageiros e falta de higienização dos comboios.
Neste seguimento, disse haver também tendência de crescimento de reclamações sobre os serviços prestados no sector do ensino, destacando-se as queixas provenientes dos estudantes do Instituto Superior Politécnico Privado do Luena, devido a alegada cobrança ilícita de propinas.
Por outro lado, denunciou a existência de muitas instituições que se negam albergar a realização de palestras sobre os direitos dos consumidores, com vista à elevação do nível de consciência aos cidadãos.
Celebra-se esta sexta-feira (15 de Março) o Dia Internacional do Direito do Consumidor, efeméride destinada a consciencializar as pessoas enquanto consumidoras sobre os seus direitos e necessidades.
A efeméride foi inspirada no discurso do 35º Presidente dos Estados Unidos, o primeiro líder mundial a abordar a questão dos direitos do consumidor, tendo definido quatro direitos fundamentais: direito à segurança, direito de ser informado, direito de escolher e o direito de ser ouvido, realidades que tendem, hoje, a ser observadas ali onde o mercado e o consumismo andam de mãos dadas. TC/aYD