Endiama assina contrato de investimento mineiro com a Rio Tinto

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 08 Outubro De 2021    21h12  
Diamantes produzidos em Angola
Diamantes produzidos em Angola
Pedro Parente

Lisboa (Da correspondente) - Um contrato de investimento mineiro, relativo à concessão de diamantes “Chiri”, na província da Lunda Norte, foi assinado esta sexta-feira, em Lisboa (Portugal), pelas empresas angolana Endiama e a anglo-australiana Rio Tinto.

O contrato foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, e por Kennerhbe Tainton, representante da Rio Tinto.

De acordo com o estabelecido no Decreto Presidencial nº 298/18 de 5 de Dezembro, a área de exploração que foi objecto dos entendimentos alcançados nas várias rondas negociais, realizadas com a Rio Tinto, desde Abril de 2019, tem uma extensão de 108 km², com prazo de exploração de 35 anos.

O documento de investimento mineiro prevê, numa fase inicial, interesses participativos de 75% para a Rio Tinto Angola e de 25% para a Endiama E.P. e a constituição de uma joint venture.

O contrato, que terá a duração de cinco anos, acautela ainda a possibilidade de a parte angolana aumentar a sua participação até 49%.

A margem da cerimónia, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que Angola é um país que sempre optou por trabalhar com as melhores empresas mineiras do mundo, pelo que é neste sentido que se procurou trabalhar com a Rio Tinto.

“ A Rio Tinto é uma das melhores empresas mineiras do mundo e cujo a capacidade técnica, experiência e forma de actuação interessa Angola, com o fim de se agregar valores ao sector mineiro angolano, contribuindo para o aumento da produção de diamantes”, asseverou.

Segundo o ministro, a breve trecho, pretende-se atingir uma produção de 14 milhões de kilates anuais de diamantes, razão pela qual, ressaltam o acordo ora assinado, com o fim de se dar passos neste desiderato.

Por sua vez, o representante da empresa Rio Tinto, Kennerhbe Tainton, acredita que o sector diamantífero tem um futuro bastante promissor em Angola, pela sua história, daí que a sua instituição tem interesse em investir nele.  

"A Rio Tinto tem a noção dos esforços desenvolvido pelo Governo angolano no sentido de desenvolver o sector diamantífero com a implementação do Código Mineiro e de programas de diversificação economica", acrescentou.

A Rio Tinto é uma multinacional anglo-australiana, com sedes em Londres (Reino Unido) e em Melbourne (Austrália), representada em mais de 20 países.

Fundada em 1873, o Grupo Rio Tinto é uma empresa mista negociada tanto na Bolsa de Londres.

 A empresa britânica Rio Tinto Company foi formada para explorar minas de cobre no Rio Tinto, no sul da Espanha, e daí leva seu nome.

O Grupo Rio Tinto é uma empresa mista negociada tanto na Bolsa de Londres. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.





+