Endiama Mining recupera três minas de diamantes

     Economia           
  • Lunda Norte     Terça, 10 Agosto De 2021    18h18  
Angola tem um enorme potencial mineiro (Foto ilustração)
Angola tem um enorme potencial mineiro (Foto ilustração)
João Wassamba

Dundo – A Endiama Mining, empresa responsável pelas operações mineiras da Endiama EP, está a desenvolver trabalhos de recuperação das minas diamantíferas de Luchimba, Sangamina e Luembe, nos municípios de Lucapa e Cambulo, província da Lunda Norte, informou hoje o director-geral, Pedro Cabral.

Em declarações à imprensa, à margem da reunião de balanço do subsector dos diamantes, que decorre na cidade do Dundo, Pedro Galiano disse tratar-se dos projectos que antes eram explorados pela extinta Diamang, nos anos 70.

No projecto Luchimba, localizado no Lucapa, está a ser desenvolvido o trabalho de avaliação, interpretação de dados, informações geológicas antigas, reabertura de acesso, identificação de blocos, áreas de trabalhos feitos na altura pela Diamang.

Sem avançar os investimentos financeiros que estão a ser feitos, disse que paralelamente, está ser feito um trabalho profundo para a definição do valor orçamental adequado, que permitirá a reavaliação das reservas bem como a implementação de uma lavaria de pré-tratamento e a central de escolhas para tratar as amostras a serem colhidas.

Disse que dentro de um ano serão conhecidos os resultados das amostras e posteriormente desenvolver o estudo de viabilidade económica para o início da exploração e produção do projecto.

Relativamente ao kimberlito de Sangamina, também localizado no município de Lucapa, disse que decorrem os trabalhos de perfuração de sondagens e recolha das amostras para serem avaliados a qualidade dos diamantes e posteriormente elaborar-se o estudo de viabilidade económica para o seu funcionamento, também dentro de um ano.

Quanto ao projecto Luembe, localizado no município de Cambulo, decorrem trabalhos de reabertura das vias de acessos, identificação das áreas exploradas, bem como tratamento do cascalho, para se obter resultados que permitirão aferir a qualidade dos diamantes.

Sublinhou que com base na obtenção dos resultados dos estudos geológicos em curso no projecto Luembe, a empresa prevê definir um plano estratégico para os próximos seis meses, implementando um modelo de produção mais apropriado para aquela área.

O país tem em funcionamento, actualmente, 13 projectos mineiros (Calonda, Chitotolo, Lulu, Lunhinga, Cuango, Catoca, Furi, Uari, Yetwene, Luminas, Mucuanza, Lunhinga e Somiluana). Brevemente, devem entrar em funcionamento mais quatro: Tchiegi, Luaxe, Camute.

Estão em prospecção 14 projectos: Chinguvo, Dala, Gango, Sequege, Tchafua, Quitapazunzo, Cassanguidi, Lacage, Chitamba, Tchissombo, Mualengue, Mussanja, Sachenda e Banje Angola.





+