Engenheiro apresenta sistema informático para monitorar obras

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 25 Janeiro De 2024    16h12  
Obra literária do autor António F. Venâncio
Obra literária do autor António F. Venâncio
Márcia Manaça-ANGOP

Luanda -  Um sistema informático denominado “Mosi” para monitoramento de obras públicas e privadas, com critérios uniformes, foi esta quinta-feira divulgado no livro “Fiscalização de Empreitadas de Obras Públicas”, do engenheiro António Venâncio.

Segundo o autor, que fala no acto de lançamento do livro (escrito para os profissionais de fiscalização de empreitada de obras de construção), a ferramenta informática vai reduzir o tempo de elaboração do relatório de fiscalização, de uma semana para 15 minutos.

O mesmo sistema informático, explicou, oferece um quadro de busca que interessa o utilizador, propiciando determinados relatórios de fiscalização de obras.

O Mosi, acrescentou, serve para trabalhar com várias obras e apresenta espaços para aplicar multas aos empreteiros, bem como  permite a inserção de imagens para ilustrar as situacões descritas.

Segundo o prefaciador do livro, o jurista Joaquim José, a obra proporciona o necessário dialogo entre engenharia, administração pública, bem como reflexão juridica, com a inauguração da convergência entre engenharia civil e direitos administrativos.

A criação do sistema informático Mosi contou com a colaboração do enginheiros Hélder Moreira.

O autor do livro(editado pela Litterae Edições e com 200 exemplares de tiragem), António Francisco Venâncio,  é engenheiro civil e mestre em Ciências Técnicas pela Universidade de Kharkov, Ucrânia, 1988.

Tem uma experiência de direcção de obras e projectos, com prática presencial em mais de 280 obras de construção civil e projectos de engenharia realizados em Angola, desde o ano de 1979. Fez parte da  Direcção Técnica das Obras de Construção do Mausoleu DR.  António Agostinho Neto, em Luanda.

António Venâncio é docente na Universidade Privada (ISPRA).ML/AC



Tags



+