Entreposto no Bengo movimenta 25 mil metros cúbicos de madeira

     Economia           
  • Bengo     Segunda, 15 Fevereiro De 2021    15h39  
Madeira serrada e preparada para utilização
Madeira serrada e preparada para utilização
Pedro João

Caxito – Mais de 25 mil metros cúbicos de madeira, entre serrada e em bloco, passaram pelo Entreposto de Fiscalização de Madeira, na província do Bengo, em 2020, contra 14 mil e 673, em 2019.

A proveniência da madeira foram, maioritariamente, as províncias do Uíge, Bengo e Zaire, mas também do Moxico, Cuando Cubango e Lunda Sul.

Os principais destinos de exportação foram Portugal, China, Itália, Emirados Árabes Unidos, Vietnam e Estados Unidos da América.

As espécies principais foram moreira, kibaba, undianunu, munguba, mussive, girassonde,  mucusse,  entre outras.

Este ano, a direcção do entreposto perspectiva melhorar as condições de acomodação e tratamento dos produtos florestais que dão entrada no armazém.

A directora do entreposto, Edna Mateus, disse a ANGOP que, apesar de não criarem emprego de forma directa, têm quatro colaboradores.

A província do Bengo produz anualmente entre 27 a 30 metros cúbicos de madeira, explorados por mais de 30 empresas, nos municípios de Nambuangongo, Pango Aluquém, Dembos e Bula Atumba.

Criado em 2018, o Entreposto de Fiscalização de Madeira está situado 20 quilómetros a sul da cidade de Caxito, capital da província do Bengo.





+