Escolas de campo no Cuanza Sul beneficiam de financiamento da FAO

     Economia           
  • Cuanza Sul     Terça, 25 Outubro De 2022    15h50  

Conda - Dez escolas de campo da província do Cuanza Sul beneficiaram de apoio financeiro da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para aquisição de inputs agrícolas, no âmbito do projecto de apoio à agricultura familiar.

De acordo com o representante da FAO no Cuanza Sul, António Nunes, cada escola de campo recebeu 148 mil e 785 kwanzas, para a aquisição de motobombas, sementes, enxadas, limas e catanas, com vista a aumentar a resiliência das famílias camponesas e contribuir na melhoria da produção agrícola.

Adiantou que o financiamento vai contemplar todas as escolas de campo existentes na província, de modo a relançar a agricultura familiar.

“Reconhecemos que a região possui um potencial agrícola invejável, por isso temos que capacitar os agricultores com novas técnicas, com o objectivo de tirarem o maior proveito possível na produção”, salientou.

Por seu turno, o representante da escola de campo Junto Venceremos, Manuel Pedro, enalteceu a iniciativa da FAO, sublinhando que os meios financeiros vão permitir a aquisição de mais inputs agrícolas para o aumento da produção.

“Temos terra fértil, água em abundância e homens dedicados à agricultura, por isso vamos aproveitar esta oportunidade dada pela FAO, através do projecto SAMAP, para trabalhar e produzir alimentos para a população e obter um rendimento no final da colheita”, acrescentou.

Lançado em 2018, o projecto SAMAP tem como objectivo o aumento da produção e comercialização dos produtos resultantes da agricultura familiar, fundamentalmente as culturas como milho, feijão, batata rena, cenoura, tomate e repolho.

O projecto, implementado no Cuanza Sul e na Huíla, abrange 33.544 mil famílias agrícolas com reforço de competências em escolas de campo.

Conta com um financiamento de 28 milhões e 800 mil dólares americanos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e USD oito milhões e 200 do Governo de Angola.

A província do Cuanza Sul conta com 38 escolas de campo.





+