Escolas de campo recebem financiamento para dinamizar produção

     Economia           
  • Uige     Quarta, 17 Janeiro De 2024    13h47  
Escolas de campo ao longo do canal do Cafu
Escolas de campo ao longo do canal do Cafu
José Cachiva-ANGOP

Uíge – Dezoito escolas de campo do município de Sanza-Pombo, na província do Uíge, beneficiaram na terça-feira, de fundos de apoio às escolas de campo aos agricultores, para dinamizar a produção agrícola na localidade, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores (SREP).

Cada escola de campo recebeu 417 mil kwanzas, de um  total de sete milhões e 506 mil kuanzas, a serem entregues a 167 escolas, que se prevê criar na municipalidade, até o final do projecto, em 2027.

Na província do Uíge, quatro municípios já beneficiaram do fundo de apoio às escolas de campo, dos oito contemplados nesta primeira fase do projecto, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).

Tratam-se dos municípios de Negage, Bungo, Damba, Bungo e Maquela do Zombo.

No total serão criados, até o final do projecto, em 2027, 1.336 escolas de campo.

O acto que marcou a entrega do financiamento, que decorreu na sede municipal de Sanza-Pombo, foi presidido pelo chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) no Uíge, Joaquim Faustino, na presença do administrador municipal adjunto, Augusto António,

Ao intervir no acto, Joaquim Faustino, disse que o financiamento vai servir para aquisição de material didáctico para escolas de campo e insumos (catanas, enxadas, limas, sementes e fertilizantes), para o fomento da produção agrícola.

O Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores (SREP), foi lançado em 2021, na província do Uíge, e prevê beneficiar um total de 46 milhões e 760 mil famílias camponeses, nos municípios do Uíge, Negage, Quitexe, Mucaba, Sanza-Pombo, Damba, Bungo e Maquela do Zombo. NM/AC

 

 





+