Espanha investiu USD 460 milhões em Angola

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 07 Abril De 2021    23h41  
Pedro Sánchez Pérez-Castejón, Primeiro Ministro de Espanha
Pedro Sánchez Pérez-Castejón, Primeiro Ministro de Espanha
Foto Divulgação

Luanda - Quatrocentos e sessenta milhões de dólares foi o valor investido por empresários espanhóis em Angola, entre 1990 e 2020, reflexo de uma carteira comercial em permanente crescimento.

Dados obtidos pela ANGOP,  junto da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), indicam que o montante foi aplicado num conjunto de 82 projectos, em vários segmentos do sector económico.

Destes investimentos, o sector da Indústria lidera com 15 projectos, com valores fixados em 323 milhões 195 mil dólares, seguido das Pescas (07 projectos, avaliados em 59 milhões 263 mil dólares), Construção Civil (23 acções, orçados em USD 41 milhões 285 mil).

Ainda no leque de investimentos feitos, constam os sectores de Prestação de Serviços com 17 projectos, com uma aplicação de 19 milhões 363 mil dólares, e ainda da Indústria Extractiva, Saúde, Agricultura e Comércio, entre outros.

A província do Zaire é a que mais recebeu investimentos, no valor global de 285 milhões e 890 mil dólares (cinco projectos), seguida de Luanda, com 72 milhões 673 mil e 222 dolares (64) e Benguela, com 33 milhões e 928 mil dólares (5 iniciativas).

No quadro do reforço da cooperação entre Angola e Espanha, chegou ao país, na noite desta quarta-feira, o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez Pérez Castejón, para uma visita oficial, a convite do Presidente da República, João Lourenço.

Conforme o programa da visita, nesta quinta-feira Pedro Sánchez Pérez Castejón é recebido pelo Chefe de Estado angolano, assiste o Fórum Económico Angola-Espanha e visita a Sub-estação da ELECNOR, na Boavista, em Luanda.

O governante do Reino de Espanha tem agendada igualmente visita ao colégio Dom Bosco, no distrito urbano do Sambizanga.



Tags



+