Estabelecimento do Caboxa prevê colher mais de 100 toneladas de produtos

     Economia           
  • Bengo     Quinta, 03 Novembro De 2022    16h27  
Reclusos envolvidos na prática da agricultura
Reclusos envolvidos na prática da agricultura
João Wassamba

Caxito - O Estabelecimento Penitenciário do Caboxa, na província do Bengo, prevê colher, este ano agrícola, cerca de 103 toneladas de produtos diversos, contra 45 anteriores.

Para atingir esta cifra foram preparados 35 hectares de terra, onde serão cultivados produtos como a berinjela, cebola, couve, mandioca, batata­-doce, ginguba, o  pimento, tomate e o milho.

Esta primeira fase da campanha  vai contar com o envolvimento de 100 reclusos.

No acto de abertura do ano agrícola 2022/2023, no Caboxa, o delegado do MININT no Bengo, comissário, Delfim Kalulu Inácio, considerou positivo os resultados alcançados na campanha anterior, apesar de algumas dificuldades.

Na campanha 2021/2022, explicou, foi possível colher 45 toneladas de produtos diversos, das 71 toneladas previstas, cultivados numa área de 14, 5 hectares.

Os produtos colhidos são destinados ao consumo interno da instituição, assim como de outros estabelecimentos penitenciários de Luanda.

O director provincial dos Serviços Penitenciários do Caboxa, Comissário-prisional, Manuel Maria Tavares Culeca,  destacou a importância da actividade agrícola para os reclusos e garantiu que a instituição vai trabalhar para o sucesso do ano agrícola.

A actividade da penitenciária visa reintegrar os reclusos e prepara-los para um futuro melhor na sociedade.

O Estabelecimento Prisional do Caboxa controla uma população penal estimada em 729 reclusos, dos quais  571 são condenados e 155 detidos.





+