Estado investe mais de Kz três mil milhões para contenção de ravinas

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 21 Fevereiro De 2024    10h32  
Ravina (Arquivo)
Ravina (Arquivo)
João Wassamba

Dundo - Três mil milhões 238 milhões 629 mil e mil 200 kwanzas é o valor a ser aplicado nas obras para contenção e estabilização de duas ravinas na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, cujo acto de consignação para o início da empreitada ocorreu esta quarta-feira.

Trata-se das ravinas que "ameaçam" destruir o Estádio Sagrada Esperança, Estação de Tratamento de Água do Mussungue e algumas residências.  

De acordo com o contrato de consignação, a que a ANGOP teve acesso, as obras de contenção e estabilização da ravina do bairro Kamaquenzo, que "ameaça" destruir o Estádio Sagrada Esperança custa mil milhões 239 milhões 782 mil e 666 kwanzas e terá a duração de oito meses. Vai empregar mais de 80 jovens.  

Já a contenção e estabilização da ravina do Mussungue, que periga a Estação de Tratamento de Água, vai custar mil milhões 998 milhões 847 mil e 534 kwanzas e será executada num período de oito meses, envolvendo 110 jovens (emprego).  

As obras estão a cargo da empresa 7 Cunhas e AFAVIAS.

o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Dos Santos, disse que as empreitadas se enquadram no plano de obras emergências e contenção de ravinas no país.  

Apelou aos empreiteiros no sentido de cumprirem com os prazos estabelecidos nos contratos.  

Por outro lado, a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, enalteceu o inicio das obras, sublinhando que a conclusão das empreitadas vai garantir segurança às infraestruturas e às famílias que residem ao londa das ravinas. 

A província da Lunda-Norte tem 98 ravinas catalogadas, das quais sete estão a ser intervencionadas.HD 





+