Estado tem créditos de Kz 430 mil milhões da privatização de activos

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 26 Agosto De 2021    20h29  
Estado vendeu também indústrias têxteis no âmbito do seu programa de privatização de activos e participações
Estado vendeu também indústrias têxteis no âmbito do seu programa de privatização de activos e participações
Clemente do Santos

Luanda - O Executivo angolano tem a receber ainda 430 mil milhões de kwanzas (Kz) dos Kz 806 mil milhões das vendas dos 41 activos alienados, no âmbito do Programa das Privatizações (Propriv), em curso desde 2019, informou hoje o administrador do IGAPE, Augusto Kilekemala.

Segundo o gestor, continua a registar-se incumprimentos no cronograma de pagamento, por parte de  empresas que venceram os concursos.

O administrador do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), que falava num webinar, referiu que agora existe um total de 139 activos, dos 195  previstos, após ajustes feitos em Fevereiro deste ano, com a retirada de 70 empresas do sector das pescas artesanal e o acréscimo de outras 14 ao pacote actual.

Entretanto, deixou claro que nem todos os activos foram vendidos, porque alguns passaram para gestão privada. É o caso das três indústrias têxteis (Nova Textang II, África Têxtil, e a Comandante Bula (x-Satec),

A ministra das Finanças, Vera Daves, já se pronunciou, recentemente, sobre estes incumprimentos, tendo ponderado o  recurso do Estado à arbitragem ou envolvimento dos órgãos de Justiça.

Ainda sobre o assunto, o  administrador do IGAPE, Augusto Kalikemala, disse que o processo de rescisão de contrato leva muito tempo e que vão trabalhar com os adjudicatários para cumprimento das obrigações.

"Se os activos estiverem a ser explorados, teremos uma  maior flexibilidade com os investidores, alargando o prazo para o cumprimento", aventou Augusto Kalikemala.

Acrescentou que, enquanto nao houver um incumprimento efectivo terão o cuidado de manter a informação,para não prejudicar os esforços que estão a ser feitos pelas empresas.

Das 31 empresas de referência nacional, foram privatizadas seis,  outros 12 activos, dos 32 previstos, três da esfera da Sonangol, dos 50 em agenda e 17 unidades industriais da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, das 30 industrias por alienar.

Estão em processo de privatização, as participações no Banco BAI, Caixa Angola, os activos da Sonangalp, Multitel, Cimangola e o projecto agro-industrial Aldeia Nova.

Esta em concurso a venda do banco BCI, a alienação parcial da ENSA-Seguros de Angola,  a Net-One,  e a cessão de direitos de exploração e gestão para os hotéis Infortur.





+