Estrada Mbanza Kongo/Nóqui recebe tapete asfáltico

     Economia           
  • Zaire     Sexta, 03 Dezembro De 2021    15h11  

Mbanza Kongo – A estrada nacional 120 (EN120), que liga a cidade de Mbanza Kongo ao município fronteiriço do Nóqui, província do Zaire, começou a ser asfaltada com vista a conferir maior fluidez na circulação de automóveis.

Com uma extensão de 165 quilómetros, a estrada de acesso à vila do Nóqui, constitui um dos pontos de passagem para os camiões que transitam para a República Democrática do Congo (RDC) e desta para a província mais ao norte de Angola (Cabinda), transportando mercadorias diversas.

 

Em declarações hoje (sexta-feira) à imprensa, o administrador municipal do Nóqui, Manuel José António, disse terem sido já asfaltados 12 quilómetros do Mpala à localidade do Sanduilula.

 

“Acreditamos que, dentro de alguns dias, começa a ser asfaltado o subtroço que liga a ponte sobre o rio Mpozo à comuna do Mpala”, referiu.

Manuel António, disse acreditar em dias melhores para o município do Nóqui, sobretudo na atracção de mais investimentos.

 

Disse, por outro lado, que com a conclusão dos trabalhos de asfaltagem, os agricultores locais sentir-se-ão mais aliviados no escoamento dos produtos do campo para os grandes centros comerciais.

 

As obras de reabilitação da estrada nacional Mbanza Kongo/Nóqui começaram em Outubro de 2020, no quadro do Programa de Reabilitação de Infra-estruturas Rodoviárias do Executivo angolano.

 

Orçadas em 66 mil milhões, 43 milhões, 292 mil e 881 Kwanzas, as obras contemplam também a construção de três pontes sobre os rios Luvo, Mpozo e Lué.

 

A estrada comporta nove metros de largura, com duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada e um metro de berma em cada sentido

 

Banhado pelo rio Zaire, o município do Nóqui tem uma população estimada em mais de 23 mil habitantes distribuídos em três comunas: Lufico, Mpala e Sede.





+