Estrada Nacional 225 concluída em Novembro

     Economia           
  • Lunda Norte     Domingo, 02 Outubro De 2022    23h38  
Obras na Estrada Nacional 230, no troço Caculama/Rio Lui
Obras na Estrada Nacional 230, no troço Caculama/Rio Lui
Aurélio Cua

Dundo - As obras da Estrada Nacional 225 que liga os municípios do Chitato, Lóvua, Cuilo, Caungula, Cuango e Xá-muteba (Lunda Norte), numa extensão de 600 quilómetros, estarão concluídas em Novembro do ano em curso e inaugurada em Dezembro.

As obras de reabilitação do troço que liga igualmente a província da Lunda Norte para o resto do país e utilizada para a importação de diversos produtos para o corredor leste de Angola, tiveram início em 2012.

A informação foi prestada hoje, domingo, pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, no final da visita de constatação as obras das estradas nacionais 180 (Saurimo/Dala, Lucapa/Saurimo), 225 e 230 (Lunda Norte/Malanje/Cuanza Norte/Bengo e Luanda).

Fez saber que dos 600 quilómetros, na estrada nacional 225, 591 estão concluídos, faltando nove, que deverão estar finalizados em Novembro deste ano.

“ O que mais nos preocupava até agora, era a estrada 225, porque o troço não foi inaugurado até agora por causa de 30 quilómetros, mas  saímos daqui felizes porque dos 30 quilómetros, 21 estão concluídos, faltando nove. Temos a garantia expressa dos empreiteiros de que até Novembro as obras estarão totatlmente concluída e em Dezembro deste ano podemos vir inaugurar”, disse.

Em relação à estrada nacional (EN) 230, disse que preocupa o lote 3, troço do rio Lui -Xá-muteba,  com uma extensão de 58 quilómetros, cujas obras tiveram início em Janeiro de 2021,  registando até ao momento, um grau de execução física e financeira na ordem dos 22 por cento.

Segundo o governante, por ser o troço mais crítico, o ministério vai tomar as medidas que se impõem no sentido de se alterar o quadro, acrescentando que o desafio do Governo é de ver concluída a estrada nacional 230 em Julho ou Agosto de 2023.

Quanto à EN-180, fundamentalmente do eixo Saurimo-Dala, numa extensão de 160 quilómetros, assegurou que as obras decorrem sem sobressaltos. 





+