Ex-militares beneficiam de tractores para fomento agrícola

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 15 Julho De 2021    20h22  
Moxico: Secretário de Estado do Ministério da Acção Social, Familia e Promoção da Mulher, André Zinga Nkula fala à imprensa
Moxico: Secretário de Estado do Ministério da Acção Social, Familia e Promoção da Mulher, André Zinga Nkula fala à imprensa
David Dias

Luena – As cooperativas agrícolas de ex – militares organizadas e legalizadas, na província do Moxico, vão beneficiar, gratuitamente, de tractores para o fomento da actividade agrícola, numa iniciativa do titular do Presidente da República.

Em declarações hoje à imprensa, o consultor do secretário de Estado para Acção Social, André Zinga NKula, disse que os referidos tractores vão ser entregues, a custo zero, às cooperativas legalizadas, para melhorar a qualidade de vida dos ex-militares, através da agricultura.

Segundo o responsável, que falava no quadro de uma visita de trabalho que o secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, realiza ao Moxico, para avaliar o nível de organização das cooperativas, disse que outro objectivo visa formalizar as cooperativas de ex-militares existentes no país.

Andre NKula esclareceu que o número de tractores que cada província vai beneficiar dependerá da dimensão de terra explorada e de cooperativas legalizadas existentes na região.

De acordo com o consultor, as cooperativas vão, igualmente, beneficiar de um financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) de até Kz 10 milhões, com uma taxa de juro na ordem de três a sete por cento.

Disse que o crédito do FADA será extensivo aos jovens e mulheres rurais da província com interesse em desenvolver a actividade agrícola.

De acordo com um documento que a ANGOP teve hoje acesso, o Instituto de Reintegração Sócio-profissional de ex-militares (IRSEM) controla, na província do Moxico, 19 cooperativas de ex-militares, das quais 17 encontram-se legalizadas e uma em via de legalização.





+