Ex-militares de Sanza Pombo perspectivam colher 150 toneladas de cereais

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 08 Fevereiro De 2021    22h43  

Uíge – A cooperativa dos ex–militares “Venâncio de Mora”, que iniciou a sua produção em Outubro de 2020, no município de Sanza Pombo, na província do Uíge,  prevê colher, até ao final deste mês de Fevereiro, 150 toneladas de  arroz e milho, perspectivou, nesta segunda-feira, o seu presidente, Vitorino Bernardo.

A cooperativa, com 193 membros, possui 250 hectares de terra agricultável, mas apenas 65 estão a ser explorados na produção de cereais, devido à falta de equipamentos para desbravar o resto do espaço e alargar-se a actividade.

Vitorino Bernardo manifestou essa preocupação ao secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, que visitou àquela localidade. 

“Além da falta de equipamento para desbravar a terra, não há máquina para a recolha dos cereis cultivados, sendo uma produção de grande escala feita com meios alugados”, lamentou o responsável.

Por sua vez, o director-geral adjunto do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-militares (IRSEM), João de Jesus, disse que o Executivo angolano está a esforçar-se para fornecer máquinas de lavoura (para lavrar a terra) a todas as associações de cooperativas do país. 

Depois de se inteirar das preocupações dos agricultores, o secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, encorajou-os a continuarem com a actividade produtiva, uma medida que vai atrair o financiamento e aumentar a produção agrícola.

O responsável, que se encontra na província do Uíge desde último sábado, visitou, igualmente, a cooperativa “Comissário Aspro”, no município de Cangola, que dispõe de 25 hectares de terras e prevê colher, neste ano, mais de 100 toneladas de produtos diversos.

A jornada do secretário de Estado para a Acção Social, na província do Uíge, visa constatar a produção dos ex-militares desta localidade, e encerra na terça-feira (09) após a sua visita ao município de Ambuila.





+