Ex-militares recebem kits de agricultura em Caconda

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 07 Dezembro De 2022    10h10  
Huíla: Administração de Caconda entrega meios
Huíla: Administração de Caconda entrega meios
José Dumbi

Caconda - Doze ex-militares em situação de vulnerabilidade e suas esposas receberam, na terça-feira, no município de Caconda, kits de agricultura e de negócio para impulsionar actividades de geração de renda, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Em cada kit de agricultura dos 12 ex-militares, consta uma charrua, uma cabeça de gado bovino, quatro enxadas, dois machados, quatro catanas, dois sacos de 25 quilogramas de adubo 12-24-12, um saco de amónio, um saco de cem quilogramas de milho e a igual quantidade para feijão, massambala e massango.

As suas esposas, juntam-se a 40 viúvas de ex-militares que beneficiaram na semana finda de kits de negócio para fomentar o empreendedorismo. Os kits foram avaliados em quatro milhões, 450 mil kwanzas.

Ao receber o seu input, Luciano Chivela, em nome dos ex-militares, afirmou que para a presente campanha agrícola, aberta em Novembro último, têm todo o material necessário para poderem ter uma colheita satisfatória.

“Sofremos pela Pátria e agora aí estão os nossos benefícios. Que continuem assim, a apoiar todo o esforço que fizemos pelo país para que possamos desenvolver”, encorajou.

Já as esposas que receberam produtos da cesta básica, fardos e detergentes, vão reforçar os seus produtos que já se encontram à venda nos mercados informais do município, pois muitas delas já faziam a actividade.

Ao falar na entrega, o administrador municipal de Caconda, Nandim Capenda, disse que o grupo-alvo fez a solicitação e dentro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza estão a prestar o referido apoio.

Salientou que preferiram acoplar ao projecto de apoio, às esposas dos mesmos ex-militares, para que durante todo o processo para a colheita da produção, tenham a renda do negócio para complementar a sustentabilidade das suas famílias.

Fez saber que a administração municipal tem diversos projectos, desde o de apoio às 52 senhoras (viúvas e mulheres de ex-militares) com formação e kits de pequenos negócios, de apoio aos 12 ex-militares e de aquisição de sementes e fertilizantes para apoiar os agricultores.

O município controla até o momento 978 ex-militares e 370 viúvas dos mesmos, enquadrados em sete associações e duas cooperativas agro-pecuárias.

Caconda, com quatro mil 715 quilómetros quadrados,  dista 236 quilómetros da sede capital da província da Huíla e tem uma população estimada em 214 mil 48  habitantes.





+