Excedente do petróleo vai financiar projectos públicos

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 15 Outubro De 2021    12h22  
Sector da sáude vai admitir mais pessoal técnico, tendo em conta os excedentes do petróleo
Sector da sáude vai admitir mais pessoal técnico, tendo em conta os excedentes do petróleo
Rosário dos Santos

Luanda – O excedente das receitas petrolíferas que se esperam arrecadar este ano servirá para a execução de projectos do Programa de Investimentos Públicos inseridos no OGE 2021, disse hoje o Presidente da República, João Lourenço.

João Lourenço clarificou que o excedente se destinará apenas a projectos que constem do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021, mas que estão sem fonte de financiamento.

Adiantou que servirá igualmente para beneficiar o aumento do quadro do pessoal no sector da Saúde e da Educação, e para pagar dívidas atrasadas de anos anteriores.

O Chefe de Estado angolano forneceu essa informação na Assembleia Nacional, na abertura do Ano Parlamentar, durante a qual falou sobre Estado da Nação. 

O excedente, acrescentou, verifica-se numa altura de decréscimo da produção petrolífera. Entretanto, disse estar-se a trabalhar para reverter a tendência decrescente do sector petrolífero, através da aplicação célere da legislação recentemente aprovada no domínio do petróleo e gás.

A reversão do decréscimo do crude vai passar ainda pelo aumento das taxas de recuperação dos campos de produção e do relançamento da exploração  petrolífera em geral, segundo o Executivo angolano.

Acelerar a produção de gás natural não associado e utilizar a produção do gás associado, para fornecimento a Angola Gás Natural Liquefeito (LNG), são outros pontos avançados pelo Presidente da República de Angola.

“Estamos a edificar em Angola uma economia de mercado que queremos que seja forte e sustentável, sendo fundamental continuar a fortalecer o sector privado, de modo a convertê-lo no verdadeiro motor da economia angolana”, reiterou.

A Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)  fez, este ano, ajustes na tabela de produção de petróleo, dando a Angola aval para produzir mais de 1,2 milhões de barris por dia - uma quantidade que não passou os 1,1 mil milhões, até Agosto deste ano, o que demonstra a queda na produção.





+