Executivo quer transformar o leste no maior produtor de arroz

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 27 Junho De 2022    13h49  
Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João
Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João
Domingos Cardoso - ANGOP

Dundo – O ministro da Economia e Planeamento, Mário João, reiterou domingo, que o Executivo angolano quer transformar, através de políticas de atracção de investidores e financiamentos, o leste de Angola no maior produtor de grãos, com realce para o arroz.

Em declarações à imprensa, o governante sublinhou que a região leste, em particular as províncias da Lunda Norte e Lunda Sul, têm um histórico positivo concernente à produção de arroz, daí o desafio do Executivo em atrair investidores do sector agrícola para o relançamento desta cultura.

“Queremos ver o leste a ser o maior produtor de grãos no país, por isso estamos a trabalhar na atracção de investidores para o leste e incentivar a banca comercial a ceder créditos aos produtores locais, para o alcance deste desafio”, disse.

Enquanto trabalha-se na atracção de investidores, prosseguiu, o Governo angolano tem estado a prestar apoio aos pequenos produtores, com entrega de máquinas de descasques, assistência técnica e financiamento, através do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Reiterou que o leste de Angola dispõe de climas e terras favoráveis para a produção de grãos e tubérculos, apelando os empresários nacionais e estrangeiros, a desenvolverem estudos para posterior investimentos no sector agro-pecuário.

As culturas de arroz, milho e girassol associada aos palmarés que foram marcam, nos anos de 1970, da província da Lunda Norte, para além da exploração e produção dos diamantes.

A área de cultivo de arroz no nordeste da Lunda Norte, por exemplo, reserva 45 mil hectares de terras aráveis à espera de resposta dos potenciais produtores. No Luachimo há outros 200 mil hectares de terreno propício à produção em grande escala deste cereal, precisamente numa das margens do rio com o mesmo nome.

O nordeste da Lunda-Norte, envolto em condições climatéricas favorecidas pelo rio Kassai, tem forte tradição na cultura do arroz, desde muito antes da independência se bem que a plantação dos palmares seja mais antiga, fazendo fé à tradição da produção de óleo de dendém, que data de 1969.

A província está dentro de uma das maiores bacias hidrográficas do planeta - o grande rio Zaire, cujos afluentes Luembe, Catchimo e Tchiumbue drenam para o curso do Kassai.





+