Expansão da rede eléctrica no Cuanza-Sul é ganho da paz – director da ENDE

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quarta, 03 Abril De 2024    11h50  
Subestação Elétrica
Subestação Elétrica
Joaquim Tomás

Sumbe - A expansão da rede eléctrica e construção de subestações de energia constituem os ganhos da paz(alcançada em 2002), na província do Cuanza-Sul, afirmou hoje o director provincial da Empresa de Distribuição de Energia (ENDE), Domingos Bambi.

Falando à ANGOP, a propósito dos 22 anos de paz no país, a assinalar-se a 4 de Abril, o director disse que o Cuanza Sul teve grandes ganhos com a expansão da rede eléctrica nos municípios do Sumbe, Amboim, Quibala, Libolo, Porto Amboim, Cela e Mussende, visto que antes de 2002 apenas quatro circunscrições possuíam energia da rede do Cambambe.

O município do Libolo conta com uma subestação, com capacidade de 20 MVA, que beneficia oito mil 235 clientes.

O município do Sumbe tem uma subestação de 30 MVA e distribui para 32 mil 129 clientes.

O Amboim, com duas subestações de 20 KVA, beneficia 14 mil 141 clientes e Porto Amboim, com uma subestação de 20 MVA, tem 11 mil 453 clientes, cuja energia é proveniente da barragem de Cambambe, respectivamente.

Já o município da Cela, conta com uma subestação de 20 MVA, com  sete mil 289 clientes, a Quibala com a subestação 20 MVA, com três mil 513 clientes, proveniente de Cambambe e Lauca.

O município de Mussende conta com o fornecimento de energia de fonte térmica (gerador), com capacidade de mil 600 KVA, que fornece energia para dois mil 230 clientes.

Referiu que as novas subestações eléctricas estão a fornecer energia às populações, fábricas e fazendas.

Subestações em construção

Está em curso, na comuna da Gangula (Sumbe), a montagem de uma mini subestação eléctrica 10 MVA naquela localidade, que vai beneficiar mais de dois mil clientes   

Destacou o facto de estar em construção uma subestação eléctrica na localidade da Ganja, município da Conda, com capacidade de 30 KV e 20 MVA, para a distribuir nos municípios da Conda e Seles, mais de oito mil habitantes dos dois municípios.

 O responsável reconheceu que ainda haver muito por se fazer no seu sector, para que os 12 municípios do Cuanza Sul possam estar interligados na rede eléctrica nacional.

Isso, apontou, passa pela realização de investimentos, mas seguramente está-se a trabalhar para que todos obtenham energia eléctrica.

A ENDE está a fornecer electricidade a um universo populacional  de 80 mil clientes, dos quais 14 mil e 50 são do sistema pré-pago e restantes cobrança por contadores,  nos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Quibala, Libolo, Amboim, Cela e do Mussende. IS/LC/AC





+