Exploração de minerais na Cahama abre possibilidade de emprego

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 16 Agosto De 2021    14h55  
Exploração de Inertes
Exploração de Inertes
José Cachiva

Ondjiva – A exploração dos recursos minerais estratégicos como o cobalto, prata e níquel, em estudo no município da Cahama, província do Cunene, poderá criar postos de trabalho para os jovens da região.

A Multinacional MineiraAnglo American iniciou, sexta-feira, os levantamentos aero geográficos, decorrentes de contratos de investimento mineiro, assinados com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

O MIREMPET e a AngloAmerrtican assinaram em Novembro de 2019, cinco contratos, sendo três para prospecção e exploração de cobre, cobalto e níquel na província do Cunene, e dois outros para o cobre, cobalto e prata no Moxico.

Em declarações, esta segunda-feira, à Angop, o director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene, Orlando Kamati, disse que a equipa constituída por sul-africanos, sobrevoaram hoje o município da Cahama para localizar as área com probabilidades de existência destes mineiros.

Fez saber que, por via de um estudo macro, foi possível identificar a existência dos mineiros na Cahama, sendo que este levantamento que decorre através da tecnologia aérea, vai permitir a recolha de mais informações para serem analisados no laboratório, para aferir a quantidade e qualidade e depois seguir-se  a fase de  exploração.

O responsável disse que a exploração é uma mais-valia para a província, porque vai permitir recrutar muitas pessoas para trabalharem nessa mina, bem como vai beneficiar as comunidades ao redor do projecto, com a criação de alguns equipamentos sociais.

Exploração de inertes no Cunene

Orlando Kamati disse que actividade de exploração de inerte no primeiro semestre deste ano reduziu muito em função da pouca aderência das empresas interessadas, visto que durante o período não foi licenciada nenhuma empresa, apenas uma em 2020.

Disse que em relação ao ano, apesar de avançar número, referiu que foi um período dinâmico porque iniciaram às obras do Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), mas agora abrandou muito.

Explicou que no Cunene funcionam nove empresas na exploração de inertes e britas, nos municípios do Cuanhama, Cuvelai e Cahama, que criaram 170 postos de trabalhos a cidadãos nacionais e 29 a estrangeiros.

O responsável afirmou que esta situação afectou também nas receitas, visto que em seis meses foram apenas arrecadados 509 mil e 950 kwanzas, da renovação periódica das licenças e do pagamento do imposto sobre a exploração e facturação na boca da mina.

Orlando Kamati sublinhou que no município do Curoca, desde 2019, encontra-se uma empresa contratada pelo Ministério, a explorar o granito negro transportado para Espanha e Itália.

Disse tratar-se de um produto com muita aceitação no mercado internacional.

 





+