Expo Cunene com previsão de 50 expositores

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 07 Julho De 2022    18h21  
Preparação da Expo Cunene 2022
Preparação da Expo Cunene 2022
José Cachiva

Ondjiva - Cinquenta expositores vão participar na 16ª edição da Feira Agro-pecuária, Comercial e Industrial do Cunene, a ser aberta este sábado, em Ondjiva.

Enquadrada nas festividades do 52º aniversário da província, a  assinalar-se a 10 do corrente mês, o certame é uma organização do governo provincial e da Câmara do Comércio e Indústria.

O coordenador da Expo-cunene 2022, Alberto Gaspar, realçou,  nesta quinta-feira, que decorre o processo de inscrição das empresas nacionais e estrangeiras que pretendem participar no evento.

Devido à aproximação geográfica com a República da Namíbia e com as províncias da Huíla e do Namibe o convite estendeu-se aos seus empresários.

Disse estar prevista a  participação de empresas ligadas às áreas da construção civil, consultoria, banca, publicidade e  marketing, agro-pecuária, alimentação e bebidas, prestação de serviços e moda.

A Expo Cunene vai contar igualmente com 50 barracas para feirantes ligados aos alimentos e bebidas.

Alberto Gaspar considerou o certame uma ocasião para os empresários mostrarem as suas potencialidades e aproveitarem as oportunidades de negócio.

Segundo o responsável, a intenção é dinamizar o movimento turístico na província e atrair investimentos capazes de apoiar o desenvolvimento.

A Expo ocorre no recinto adjacente ao pavilhão multiuso de Naipalala, onde estão a ser instalados os stands e a logística de apoio, nomeadamente pontos de distribuição de energia eléctrica, abastecimento de água, instalações sanitárias, entre outras, para conforto de expositores e visitantes.

O Cunene comemora o  aniversário da sua elevação à categoria de província, desde 10 de Julho de 1970, quando foi desanexada  do então distrito da Huíla, fundado pelo general Pereira D'Eça.

A divisão político-administrativa da província do Cunene compreende 273 aldeias, 20 comunas e seis municípios, designadamente Cuanhama, Ombadja, Cahama, Namakunde, Cuvelai e Curoca.

Cunene conta com uma população de 965 mil e 288 pessoas, dos quais 79,1 por cento residem no meio rural e 20,9 na zona urbana, cujas principais actividades são a agricultura, criação de gado, exploração de madeira e pesca artesanal.

Os principais grupos étnico-linguísticos são os ovakwanyama, ovambadya, nyaneka-nkhumbi, mundimba, muhimba, herero, muhakavona e ovakwanghala (bushman).

Tem uma superfície de 77 mil e 213  quilómetros quadrados e uma faixa fronteiriça de 460 quilómetros com a Namíbia, dos quais 120 fluviais, desde as quedas do Monte Negro às do Ruacaná, seguindo para Este, numa extensão de 340 quilómetros, até ao marco-55.





+