Expo-Malanje abre com 90 expositores

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 23 Junho De 2021    12h53  
Quedas de Calandula, em Malanje.
Quedas de Calandula, em Malanje.
Padro Parente

Luanda – A segunda edição da Expo-Malanje abriu, hoje (dia 23), com a participação de 90 expositores, entre nacionais e estrangeiros, focada na divulgação das potencialidades da província do domínio económico e na promoção da parceria empresarial.

O evento, vai decorrer até ao dia 27 deste mês, congregando empresas dos sectores da Agricultura, do Turismo, Comércio, da Cultura, Inovação e Tecnologia, de Malanje, Luanda, Cuanza Sul, Lundas Sul e Norte, Moxico e Benguela, numa iniciativa do Governo de Malanje e da Eventos Arena.

Face à Covid-19 que está a inibir o ajuntamento de pessoas, a Expo - inaugurada pelo governador Norberto dos Santos Kwata Kanawa - reserva igualmente a participação on-line de produtores e palestrantes do Brasil, da Nigéria e Tailândia, soube a ANGOP da Organização.

Segundo o director comercial da Eventos Arena, Manuel Novais, a presente edição da Expo-Malanje servirá também para a promoção da produção local dos catorze municípios da província, com vista a atracção de investidores.

Apontou como vantagens, a exposição dos potenciais turístico, agrícola e hoteleiro, assim como promover empregos provisórios, gerar receitas e incentivar parcerias empresariais entre os participantes.

“Relativamente aos aspectos organizativos, está garantido o asseguramento pela Polícia Nacional e outros órgãos, assim como acauteladas as medidas de biossegurança para a prevenção contra a covid-19”, sublinhou.

A propósito, o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) vai aproveitar a ocasião para divulgação os pacotes empresariais disponíveis para formações, certificação de empresas e outros serviços.

A informação foi avançada, terça-feira, pelo chefe de departamento da instituição em Malanje, Isaías Hongo, realçando que durante a Expo-Malanje, serão ainda auxiliadas empresas na constituição de dossiers para a aquisição de financiamentos.

“Na Expo-Malanje, nós levaremos todos os serviços que o INAPEM presta, para facilitar os empreendedores. A par disso, será igualmente realizada uma mesa redonda sobre oportunidades de negócios na cadeia de valor da mandioca”, adiantou.

Explicou que a mesma contará com participação de 60 empresários e especialistas que vão debater sobre o tema e incentivar o interesse de investimento no domínio agrícola, sobretudo, devido a potencialidade da província neste segmento.

A I edição da Expo-Malanje, igualmente co-organizada pelo Governo local e a Eventos Arena, teve lugar em 2019. No ano passado o evento ficou cancelado devido, entre outros motivos, à pandemia da Covid-19 que assola o mundo.



Tags



+