Exportações de Angola para Portugal avaliadas em 438 milhões de euros 

     Economia           
  • Luanda     Terça, 25 Outubro De 2022    21h59  
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Divulgaçao

Luanda – As exportações de bens diversos (petróleo, café, frutas e bebidas) de Angola para Portugal atingiram os 438 milhões de euros (201,1 mil milhões de kwanzas), de Janeiro a Agosto de 2022, registando um aumento de 506,4%, comparativamente ao período homólogo. 

Os dados foram divulgados esta terça-feira, em Luanda, pelo conselheiro económico da embaixada portuguesa em Angola, João Falardo, tendo referido que, no período em análise, as exportações de produtos de Portugal para Angola fixaram-se em 890,2 milhões de euros (408,8 mil milhões de kwanzas), uma subida de 50,8%. 

Com essa estatística, avançou, Angola ocupa a nona posição na tabela dos principais clientes de Portugal, tendo subido uma posição, em relação ao ano 2021. 

Ao discursar no 5º encontro empresarial entre angolanos e portugueses, o responsável acrescentou que Angola classifica-se como o 27º fornecedor de bens para Portugal, subindo 21 posições. 

Na ocasião, afirmou que os referidos dados resultam, essencialmente, da presença de cerca de mil e 300 empresas de capital português ou misto que operam no território angolano, nos domínios da construção civil e infra-estruturas, agro-alimentar, banca, seguros, metalomecânica, energia, transporte e logística. 

Sem precisar o número exacto de postos de trabalho criados pelas essas empresas, João Falardo sublinhou que foram gerados milhares de empregos directos e indirectos, criando riqueza partilhada entre os dois países. 

Segundo o também responsável da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o programa de diversificação económica do Governo angolano deve ser encarada pelas empresas portuguesas como uma fonte de oportunidades de negócio, com vista a trazer benefícios mútuos e riqueza partilhada entre ambas as partes. 

Por seu turno, o secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, considerou estáveis as relações bilaterais entre Angola e Portugal, assegurando mais trabalho para, pelo menos, o país ser o segundo ou terceiro maior exportador de Portugal. 

O 5º encontro empresarial entre angolanos e português enquadrou-se nos 35 anos de existência da Câmara do Comércio e Indústria Portugal - Angola (CCIPA), servindo de oportunidade para auscultação do empresariado de ambos os países. 

A CCIPA tem a missão de proporcionar às empresas associadas as informações e os conhecimentos de Angola e de Portugal, permitindo avaliar com segurança a possibilidade de internacionalizar a actividade económica para ambos os mercados. 

 

 

 

 

 

 





+