Huíla exibe potencialidades em feira à margem da reunião da SADC

     Economia           
  • Huíla     Terça, 26 Março De 2024    17h03  
Feira multisectorial da Huíla
Feira multisectorial da Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – A cidade do Lubango acolhe uma feira multissectorial, no quadro da Reunião de Ministros do Emprego e Trabalho da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral (SADC) e Parceiros Sociais, onde estão expostas algumas potencialidades locais, para que os visitantes tomem contacto.

A também denominada “Feira da Mulher”, está no Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte, onde mais de 40 feirantes exibem a arte local, alimentos, souvenirs e outros bens produzidos localmente, como forma de byscar novos contactos de negócio.

Em declarações à ANGOP, os expositores lamentaram a fraca divulgação e a escolha do local, que pode estar na base das poucas visitas, como disse Ema Nolato, a participar com a área de restauração, vestuários e acessórios, assinalando que vende "pouco", mas reclamou a fraca adesão.

“Espero que as vendas aumentem. Recebi visitas da África do Sul, Moçambique e nacionais, esperamos que venham mais”, manifestou.  

Para a empreendedora de temperos caseiros, Sófia Hongombo, as vendas estão tímidas, mas espera que com o aproximar do fim-de-semana as coisas possam mudar.

Por sua vez, o presidente da cooperativa agro-pecuária “Akwetu Weya”, José Manuel, referiu que expõe tubérculos, horticulturas diversas, frutos e aves.

O artesão José Kuvingua, que faz a actividade desde 2018, disse esperar pela visita dos estrangeiros que participam na reunião de ministros, pois em três dias, apenas 10 compraram artigos no seu stand.

A feira, que conta com mais de 40 expositores, dos cem previstos, visa promover as potencialidades da Huíla em diversas áreas de produção, desde o turismo, artes e ofícios, agricultura e pequenas indústrias rurais de transformação, destacando a mulher empreendedora, em função do mês dedicado ao género.

O evento, que decorre até quinta-feira, é promovido pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado e conta como parceiros, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o serviço provincial do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, da Associação de Mulheres Empreendedoras da Huíla e outros. EM/MS





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+