Fábrica Água da Chela triplica produção na Humpata

     Economia           
  • Huíla     Quinta, 31 Agosto De 2023    10h51  
Fábrica de engarrafamento de água Chela
Fábrica de engarrafamento de água Chela
Belarmina Paulino - ANGOP

Humpata - A Fábrica Água da Chela, no município da Humpata, província da Huíla, aumentou a produçao da água mineral para dois milhões 850 mil litros/mês, contra 920 mil de 2021, em garrafas de 0,5 e 1,5.

Em declarações à ANGOP, o administrador da fábrica de Água da Chela, Karim Ussene, fez saber que o aumento da  capacidade de produção resulta da reabilitação e modernização no empreendimento desde 2017, pela actual empresa gestora a “DUBENGO”,  após um longo período de  paralisação da unidade fabril.

O outro factor, segundo a fonte, tem a ver com a crescente procura  fora da  província da Huíla,  fruto da nova estratégia comercial e de marketing que a empresa adoptou, de expansão do seu mercado, para as províncias do  Namibe, Cunene, Benguela  e Luanda.

Segundo o responsável, ao todo a “DUBENGO” investiu mil milhões de kwanzas e a parte da reabilitação da fábrica contou com financiamento do Banco KEVE, no final de 2022.

Detalhou  que o processo de reabilitação e modernização  das instalações trouxe  uma nova imagem da marca Chela, a garrafa e o rótulo foram redesenhados com uma imagem mais moderna e actual, com linhas mais fluidas, mas manteve inalterada a qualidade da água.

O investimento, conforme o empresário, obrigou a fábrica a passar de um para três turnos diários, sendo o terceiro aberto recentemente, fazendo com que  só em 2023 tivessem aumentado o pessoal  na fábrica em 33 por cento,  perfazendo 120 funcionários.

A Fábrica de Engarrafamento da Água da  Chela,  fundada  em 1998, iniciou a sua produção  nos primórdios  deste século, tornando-se na primeira de água  mineral  em Angola.

Extrai-se a água mineral  de nascente natural  que brota  do aquífero da Chela, água hipersalina, captada  a  dois mil  metros de altitude  e 70 metros  de  profundidade, numa  formação  geológica  de grés  e  quartzito com  mais de 500 milhões de anos e o produto final é engarrafado em garrafas de 0,5 e de 1,5 litros.

O complexo dispõe ainda de um laboratório  completo  que faz  o controle de qualidade  em permanência, através de análises físico-químicas  e bacteriológicas de em hora. BP/MS





+