Fábrica de batatas fritas “Palanca” arrecada AKZ 700 milhões 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 22 Fevereiro De 2021    18h31  
Huíla: Feira da batata
Huíla: Feira da batata
Amélia Morais

Cacuso - Setecentos milhões de kwanzas é o valor que a fábrica de processamento de batatas fritas “Palanca”, localizada no município de Cacuso, arrecadou com a venda de 50 mil caixas do produto, em 14 das 18 províncias do país, durante o primeiro ano de actividade. 

A informação foi prestada hoje, pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Tegma-Sul, detentora da fábrica, António Duarte Gomes, realçando que apesar das limitações impostas pela covid-19, o resultado é satisfatório, tendo em conta a elevada procura.

Fez saber que, no ano transacto, a fábrica foi alimentada com matéria-prima (batata-rena) de produtores das províncias de Malanje, Bié, Cuanza Norte e Cuanza Sul, pelo que se prevê, para este ano, a produção deste tubérculo em 16 hectares de espaço, para abastecer a unidade. 

A par disso, anunciou a abertura, em Abril, de uma nova linha de produção de batata-doce frita e outra de batata-rena pré-frita, além de estar na forja a produção de aguardente, gerando-se mais 100 postos de trabalho, que se juntarão aos 54 actuais. 

A fábrica de processamento de batatas fritas “Palanca” ocupa uma área de 2 hectares e é um investimento estimado em 6 milhões de dólares norte-americanos. A unidade, que completou um ano no dia 21, está a produzir, numa primeira fase, 80 quilogramas de batatas fritas/hora. 





Notícias de Interesse

Angola e EUA assinam instrumento jurídico

Sábado, 20 Abril De 2024   08h04

Administradora da USAID​ visita Angola

Sexta, 19 Abril De 2024   14h44

Executivo renova aposta nas infra-estruturas

Sexta, 19 Abril De 2024   14h11

PR assina decretos de ajustamentos nas FAA e PN

Sexta, 19 Abril De 2024   10h43

+