Fábrica produz 300 lentes oftálmicas/dia em Viana 

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    16h03  
Interior da fábrica de lentes oftalmológica "OFTALMED"
Interior da fábrica de lentes oftalmológica "OFTALMED"
Alberto Julião - ANGOP

Viana - A Oftalmed, primeira fábrica de lentes oftálmicas em Angola, inaugurada em Janeiro deste ano no município de Viana, em Luanda, está a produzir 300 lentes oftálmicas por dia, contra as mil previstas aquando da sua entrada em funcionamento.

O facto foi revelado esta sexta-feira, pelo director de produção da empresa, José Geraldes, explicando que para se atingir a meta de mil lentes/dia seria necessária a contratação de mão-de-obra suficiente para que a empresa operasse em três turnos.

Actualmente, a empresa funciona com um turno composto por 50 trabalhadores.

Falando durante uma visita guiada à fábrica, o responsável assegurou que a empresa prevê atingir esta meta, dentro de cinco anos, altura prevista para o arranque da comercialização dos produtos fora de Angola e contribuir na diversificação da economia nacional.

O técnico de produção Lino Vimpi, que está na empresa há um ano, disse que as condições de trabalho oferecidas são satisfatórias, a contar com a formação que recebe, assim como António de Carvalho que destacou a relação de amizade e companheirismo existente entre a chefia e os funcionários.

A fábrica de lentes oftálmicas contará com a colaboração de marcas internacionais como a ZEISS, empresa alemã, e as Schneider e Buhler, líderes no desenvolvimento e produção de máquinas industriais para o sector. 

O projecto, orçado em oito mil milhões de kwanzas, é uma iniciativa da empresa Oftalmed e financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

A Oftalmed, detentora da rede Centro Óptico, já disponibiliza produtos como lentes oftálmicas e armações para clínicas e hospitais em oito das 18 províncias do país, garantindo que vão expandir os seus serviços para mais cinco, designadamente Uíge, Moxico, Malanje, Bié e Cunene. FCC/HDC/AC





+