FACRA dispõe de KZ cinco mil milhões para empreendedores

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 25 Janeiro De 2024    17h02  
Produção nacional
Produção nacional
Domingos Cardoso - ANGOP

Huambo – O administrador do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), Simão  Cardoso, assegurou, esta quinta-feira, no Huambo, que a instituição tem disponíveis cinco mil milhões de Kwanzas, para financiar empreendedores e estimular a economia.

O responsável, que trabalha na província do Huambo, para identificar potenciais empreendedores, disse à imprensa que o FACRA vai financiar projectos empresariais no âmbito das medidas de estímulos à economia dos iniciados e os que já se dedicam em projectos ligados aos transportes, armazenamento, conservação de produtos agrícolas e do mar.

Com este fundo recebido do Tesouro Nacional, acrescentou, a instituição vai, igualmente, financiar pequenas e médias indústrias de processamento de produtos agrícolas e do mar, no âmbito da execução das medidas de estímulo à economia nacional, com a contribuição dos empreendedores das 18 províncias do país.

Disse que a modalidade de financiamento do FACRA se diferencia dos critérios da banca nacional, pois faz o acompanhamento da gestão da empresa, com maior autonomia ao proprietário do projecto, uma modalidade que contribui para o desenvolvimento das iniciativas.

O responsável explicou que os empreendedores a serem seleccionados terão um acompanhamento de sete anos e passado este tempo, a instituição deixa a gestão completa ao titular do projecto, com uma taxa de juro de 7,5 por cento e com um período de carência de 12 meses.

Simão Cardoso disse que a província do Huambo tem como referência a empresa “Soyadubo”, localizado no município do Longonjo, que já beneficiou do financiamento desta instituição e apresenta bom êxitos na implementação do projecto vocacionado à produção de adubo orgânico e outros serviços.

Para o êxito desta iniciativa, estão a ser realizadas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao financiamento, em parceria com o Governo da província, para os potenciais empreendedores apresentarem as propostas e estes serem remetidos ao FACRA.

Adiantou que os candidatos devem apresentar uma carta de solicitação de financiamento, o plano de negócio (com projecção mínima de cinco anos), identificação do promotor, documentos de constituição da empresa, certificado do INAPEM, certidão de conformidade tributária e contributiva no Instituto Nacional de Segurança Social (INESS).

O FACRA é um fundo de capital de risco cujo core business é o investimento financeiro de longo prazo em pequenas e médias empresas de elevado potencial, com vista a diversificação da economia nacional. JSV/ALH

  





+