FACRA vai financiar cinco projectos da cadeia de logística em Benguela

     Economia           
  • Benguela     Quarta, 01 Novembro De 2023    20h37  
Fazenda Agropecuária Nelson Rodrigues " NR " na Comuna do Dombe Grande
Fazenda Agropecuária Nelson Rodrigues " NR " na Comuna do Dombe Grande
DR

Benguela - Cinco projectos ligados à cadeia de logística, na província de Benguela, vão ser financiados, nos próximos dias, pelo Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA), apurou hoje a ANGOP.

A informação foi dada a conhecer em Benguela pelo membro da Comissão de Reestruturação do FACRA, Mário Mangueira, acrescentando que os valores médios a serem alocados rondam os 150 milhões de kwanzas para cada projecto selecionado.

Contudo, revelou que há uma linha de crédito de cinco mil milhões de kwanzas para todo o país e o montante mínimo para financiar um projecto é de 50 milhões de kwanzas.

Mário Mangueira prevê que, se tudo correr bem, dentro de três semanas, o financiamento aos projectos aprovados em Benguela será efectivado.

Afiançou que a meta é alavancar o escoamento de produtos do campo e do mar, bem como o armazenamento e a pequena indústria transformadora local.

Daí que o FRACA esteja a trabalhar com o Gabinete Provincial de Benguela para o Desenvolvimento Econômico Integrado, que identificou os projectos selecionados para este financiamento.

Neste momento, apontou, está-se na fase de recolha da documentação necessária de cada projecto, para que o FACRA possa concretizar o financiamento no sector da cadeia de logística o mais brevemente possível.

Segundo ele, o financiamento visa  projectos na área de transportação, armazenamento ou conservação de produtos do campo e do mar, e a pequena indústria transformadora. 

"Estamos a priorizar empresas que já estão em funcionamento, onde os empresários garantam experiência", frisou, acentuando que a ideia é apoiar empresas de transportação que absorvam a produção de um determinado município, possibilitando assim o escoamento do campo para a cidade.

Para isto, Mário Mangueira salientou que o FACRA está em Benguela para apurar se os valores solicitados por estas cinco empresas estão de acordo com a sua capacidade, mediante o risco. 

"Esta segunda visita a Benguela é para apurar todos os requisitos para podermos financiar", afiançou, indicando que o FACRA está a desenvolver actividade idêntica em todo o país.

Mais projectos

Aquele responsável também deu a conhecer que estão em carteira outros projectos, com destaque para o entreposto da comuna do Dombe Grande.

"Benguela ainda não recebeu financiamento, mas queremos divulgar mais para aumentar o nível de adesão dos produtores da cadeia de logística", explicou.

Por isso, exortou aos produtores a apresentarem os seus projectos a fim de serem avaliados, tendo em vista o seu financiamento.

Conforme a fonte, o FACRA está apenas no escoamento, no âmbito das medidas de estímulo à economia levadas a cabo pelo Executivo.

Adiantou que a taxa de juro é de 7, 5 por cento ao ano, sendo que a modalidade do FACRA difere da banca.

Isto porque, sublinhou, o FACRA torna-se sócio minoritário do projecto que financia até ao fim do período de reembolso, em que devolve a sua parte ao promotor.

Por outro lado, fez saber que, além do crédito cedido, a instituição também procura ajudar a empresa em termos de contabilidade, inscrição dos funcionários na Segurança Social, entre outros. JH/CRB 

 

 

 


 





+