Faculdade de Economia prevê criar cinco novos cursos de mestrados

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 04 Agosto De 2022    17h12  
Decano da Faculdade de Economia da UJES no Huambo, Domingos João Fernandes
Decano da Faculdade de Economia da UJES no Huambo, Domingos João Fernandes
Zeferino Zinga

Huambo – A criação de cinco novos cursos de mestrados e o reforço da investigação científica constituem os principais desafios da nova direcção da Faculdade Economia da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na província do Huambo.

A intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, pelo novo decano da instituição, professor associado Domingos João Fernandes, após ser empossado no cargo, pela reitora da UJES, Sílvia Lacerda Quartin.

Segundo o responsável, trata-se dos cursos de mestrado em Economia Regional, Gestão Turística, Economia Agrária, Gestão de Projectos e Gestão de Recursos Humanos, na perspectiva de colocar a instituição mais próxima da comunidade, com a formação de técnicos em áreas importantes para o desenvolvimento socioeconómico.

Domingos João Fernandes referiu que, depois da implementação e consolidação do projecto, nos próximos cinco anos, que se poderão juntar aos actuais de Ciências Empresariais e Contabilidade e Finanças, o “sonho” passará pela criação de cursos de doutoramento, para reduzir os custos com a deslocação de professores em outros países, a fim de aumentarem os níveis de conhecimento.

Por sua vez, a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin, disse que a faculdade necessita de quadros “altamente competentes” e capazes de contribuir na implementação dos programas e projectos com repercussão directa na vida do cidadão.

Para além do decano, foram empossados os professores associados Silva Catela Calamba (vice-decano para os assuntos Académicos e Vida Estudantil) e António Alfredo Mela (vice-decano para assuntos Científicos e Pós Graduação).

A Faculdade de Economia, liderada, desde 2010, pela professora associada Sílvia Virgínia do Amaral, possui oito salas de aula, uma biblioteca, um anfiteatro, uma sala de conferência e demais compartimentos administrativos indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Ministra cursos de licenciatura nas especialidades de Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade e Auditoria, para além de mestrados em Ciências Empresariais e Contabilidade e Finanças.

Foi fundada em 1981 como núcleo da Universidade Agostinho Neto (UAN), tendo funcionado até 1992, dado a situação do conflito armado no país.

Retomou em 2001 ainda como núcleo da UAN e, em 2010, foi constituída uma unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+