FADA desembolsa 18 mil milhões de Kwanzas em projectos agrícolas

     Economia           
  • Uige     Segunda, 18 Março De 2024    14h48  
Produção agricola
Produção agricola
Assis Quituta-ANGOP

Uíge - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) desembolsou, até ao mês de Fevereiro deste ano, 18 mil milhões de Kwanzas para financiar dois mil 61 projectos agrícolas no país.

A instituição aprovou um total de 2.671 projectos, correspondendo a um financiamento de mais de 22 mil milhões de Kwanzas, informou hoje, segunda-feira, na sede da província do Uíge, o administrador executivo do FADA, Renato Baptista.

 Em relação à província do Uíge, disse existir 61 projectos aprovados, sendo desembolsados 794 milhões de Kwanzas. “Este número ainda está abaixo daquilo que se perspectivou para esta província” disse.

 Realçou as potencialidades agrícolas da província do Uíge, por essa razão, disse que haverá melhoria no financiamento de projectos, visando alavancar várias iniciativas em curso na região.

 Os projectos do FADA, iniciados na campanha agrícola 2020/2021 para todo o país, estão ligados à produção agrícola familiar. O valor do financiamento destina-se, principalmente, para financiar bens e serviços directamente relacionados com a actividade produtiva, de forma a promover a economia de custos de produção, aumento da produtividade e renda das famílias.

O FADA quer, assim, um maior apoio à cadeia de produção de cereais (milho, trigo, arroz, massango e massambala), leguminosas e oleaginosas (feijão, amendoim e soja), raízes e tubérculos (batata-rena e doce, mandioca e inhame), além das hortícolas (tomate, repolho, cebola, alho, pimento e cenoura) e as frutícolas (manga, mamão, melância, morango, abacate, ananás, citrinos, banana de mesa e banana pão).

A concretização desse financiamento, na visão da instituição, enquadra-se nos objectivos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) e do Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo do Sector Agrícola, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pescas. EPP/JAR





Notícias de Interesse

+