FAJE quer mais apoios para jovens empreendedores  

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 25 Maio De 2022    18h56  
Huíla: Piedade Pena - coordenador do FAJE, na regional Sul
Huíla: Piedade Pena - coordenador do FAJE, na regional Sul
Belarmina Paulino

Lubango - O coordenador do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores, na região Sul, Piedade Pena, defendeu hoje, quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, a necessidade do Governo da Huíla intensificar os apoios à juventude empreendedora, com realce para o agro-negócio.

Piedade Pena que falava no acto de abertura da na sétima edição da feira do auto-emprego, gastronomia local, promoção do turismo e do agro-negócio da Huíla, admitiu que o Executivo tem trabalhado na promoção da agricultura e em várias outras políticas que financiam o jovem empreendedor.

Ainda assim, segundo o gremista, "é  pouco",  pois precisa ser feito mais para que a Banca esteja mais próxima dos jovens empreendedores e assim promover o auto-emprego e minimizar a pobreza.

“Precisamos do vosso apoio, conhecimento e legado, pois nesta feira temos jovens que através da sua actividade, conseguiram criar vários postos de trabalho e consequentemente contribuir para o alavancar da economia local”, aludiu.

Destacou que para esse certame trouxeram uma bolsa de negócios, onde os  jovens com instituições públicas poderão criar uma rede, a fim de promover as suas marcas, divulgar e também comercializar.

Por sua vez o vice-governador provincial para área técnica  e infra-estruturas da Huíla, Hélio de Almeida, disse que o Governo congratula-se com mais uma actividade  realizada pelo FAJE, porque mostra o potencial da juventude huilana em transformar aquilo que tem em evidência, no ponto de vista da arte, do negócio, da cultura e do Turismo.

Sublinhou que eventos como esses promovem o poderio, que muita vezes escondido, ofusca o brilho do jovem que encontra dificuldades em mostrar o seu potencial e a inteligência.

Já o presidente da Associação Agropecuária Industrial e Comercial da Huíla (APICIL), Paulo Gaspar, disse o trabalho começa com o fazer e o FAJE tem estado a mostrar que faz, que produz, tem rumo e capacidade, sendo a feira a imagem do grémio.

“Tornei-me padrinho do FAJE, porque acredito que nos seus objectivos, pois é uma das associações mais acutilantes que temos na Huíla”, sublinhou.     

Da feira com duração de quatro dias, participam mais de cem jovens empreendedores que estão a expor, sob a égide do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE) os seus bens, um evento inserido nos festejos dos 99 anos da fundação da cidade do Lubango (31 de Maio).

Nela estão expostos produtos nacionais, desde cereais, tubérculos, hortícolas, frutas, animais, fertilizantes e prestação de serviços, na perspectiva de incentivar o grupo a continuar a trabalhar para ajudar a diversificar a economia nacional.





+