Falta de legalização das cooperativas dificulta obtenção de financiamento

     Economia           
  • Luanda     Terça, 22 Junho De 2021    17h06  

Luanda - A falta de legalização das cooperativas agrícolas juvenis e da concessão dos titulos de superfície para os terrenos tem sido o grande constrangimento para os jovens beneficiarem dos apoios financeiros do Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA).

Esta informação foi divulgada hoje (terça-feira), em Luanda, pelo administrador executivo do Conselho de Administração do FADA, Manuel Pedro, no encontro que manteve com o vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Sebastião Maurício, com objectivo de abordar temas relacionados com o apoio para actividade agrícola dos jovens.

Segundo Manuel Pedro, foi definido um montante de até dez milhões de kwanzas por cada cooperativa, numa primeira fase, dependendo  das propostas entregues pelos interessados.

Disse que das visitas efectuadas pelo país, constatou-se que muitas delas não estão totalmente legalizadas e há  necessidade de estarem primeiro legais para serem financiadas, referindo que a reunião com o CNJ serviu para saber quais os programas existentes para  garantir o crédito.

"O financiamento obedece a um conjunto de critérios, como a legalização da actividade e das terras, um tema que o CNJ, junto dos governos provinciais, deve abordar para facilitar que essas empresas sejam constituídas" apelou o administrador Manuel Pedro.

Da parte do CNJ, o seu vice-presidente, Sebastião Maurício, disse que recebeu a garantia do FADA quanto ao financiamento aos jovens, através do programa Juvenil de Apoio a Produção  Nacional.

Sebastião Maurício afirmou que a criação de cooperativas agricolas é uma grande oportunidade para a empregabilidade da juventude e vêm dando na nova dinâmica para a produção nacional, contando com a concorrência directa dos jovens.

O responsável espera ainda que as terras sejam atribuidas às pessoas que estejam de facto interessadas em produzir,  porque não adianta legalizar, receber a oportunidade criada pelo Executivo e não trabalhar no cultivo dos produtos.





+