Famílias recebem pagamentos do Kwenda em Namacunde

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 28 Agosto De 2023    19h57  
1 / 2
Beneficiário do Programa Kwenda do Cunene
Beneficiário do Programa Kwenda do Cunene
José Cachiva-ANGOP
2 / 2
Beneficiários do Programa Kwenda do Cunene
Beneficiários do Programa Kwenda do Cunene
José Cachiva-ANGOP

Namacunde – Dezasseis mil 494 agregados familiares do município de Namacunde, província do Cunene, iniciaram, esta segunda-feira, a receber 66 mil kwanzas cada, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social "Kwenda".

Os valores  são referentes a seis meses,  11 mil kwanzas mensal, por família.

Ao intervir no acto, o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Local  (FAZ) no Cunene, Eduardo Silunda, informou que o município é o terceiro a integrar o programa, depois do Ombadja e Curoca.

Fez saber que deste grupo, quatro mil 662 foram automaticamente seleccionados pelo sistema, para a posterior beneficiarem da Inclusão Produtiva, uma das quatro componentes do Kwenda.

Eduardo Silunda sublinhou que nesta altura Cunene conta com 63 mil 900 agregados familiares cadastrados, sendo que a maioria já beneficiou até à quarta recorrência.

Por seu turno, a administradora municipal de Namacunde, Cristiana Nameomunu, disse que esta protecção social às famílias é uma demonstração da preocupação do Executivo angolano em ver melhoradas as condições de vida das comunidades.

A responsável apelou aos beneficiários para aplicarem os valores na compra de bens alimentares, visto que este ano, a agricultura ficou comprometida pela irregularidade da chuva.

O beneficiário David Yamwesipopia enalteceu a iniciativa e disse que  com o dinheiro vai comprar massango, para atenuar a situação da fome, por não ter cultivado este ano.

Desde Maio de 2020, o Kwenda contemplou 30 mil 87 famílias residentes nos municípios do Curoca e Ombadja, que já beneficiaram  de mil milhões, 602 milhões, 478 mil e 500 kwanzas.

O programa abrange quatro componentes, designadamente Transferências Sociais Monetárias, que estão em curso desde 2020, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.

Prevê, durante três anos, beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, sendo que conta com o financiamento global de USD 420 milhões (320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo). PEM/LHE/ART

 





+