Famílias recebem pintos para criação e reprodução

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 28 Abril De 2021    19h25  
Famílias vulneráveis recebem apoio no Moxico
Famílias vulneráveis recebem apoio no Moxico
Kinda Kyungu

Luena – Mais de 400 famílias vulneráveis, na província do Moxico, começaram, esta quarta-feira, a receber pintos, para o fomento da produção avícola, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas.

Ao todo a província beneficiou de dez mil pintos, de origem sul-africana, sendo que o segundo lote chega nos próximos dias, para serem distribuídos às famílias vulneráveis organizadas em associações agrícolas.

Numa primeira fase, o programa vai beneficiar criadores dos municípios do Moxico (sede), Camanongue, Luchazes e Leua, sendo que os restantes vão receber na segunda fase do programa.

Cada família beneficiou de 10 pintos, que, após o processo de reprodução, poderão ser deduzidos numa quantia de 50 por cento, para ser entregue à outras famílas.

No acto simbólico da entrega dos pintos às primeiras famílias, decorrido na aldeia de Sacassanje, a sul do Luena, o Governador provincial, Gonçalves Muandumba, disse que o programa visa combater à pobreza e empoderar as mulheres com oportunidade de negócios e trabalho.

Disse que essa medida vai minimizar as dificuldades com que passam, tendo apelado aos administradores municipais a cumprirem rigorosamente com o plano de distribuição, destinando exclusivamente às pessoas carentes.

Na ocasião, Augusto Domingos, camponês de 47 anos, um dos beneficiários do programa, disse que é responsável por um agregado de oito pessoas, tendo considerado a iniciativa do governo como favorável e  assegurou cuidar dos pintos, para melhor sustentação da sua família.





+