Fazenda do Diádia prevê colher mais de duas mil toneladas de milho

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 08 Junho De 2022    13h38  
Jovens iniciaram plantação de milho (Foto ilustração)
Jovens iniciaram plantação de milho (Foto ilustração)
Angop

Mbanza Kongo – A Fazenda Agro-industrial do Diádia, localizada a 15 quilómetros da sede municipal do Cuimba, província do Zaire, prevê, este ano agrícola, colher duas mil 500 toneladas de milho.

Em declarações hoje à imprensa, o responsável da fazenda, Matias Michel, disse que para a presente época agrícola foram cultivados 500 hectares de milho, que serão multiplicados duas vezes na próxima campanha para assegurar o funcionamento da fábrica da ração animal para aves e suínos.

Acrescentou que para o próximo ano, a fazenda do Diádia prevê, também, cultivar 500 hectares de soja, cujo excedente poderá ser comercializado para outras regiões do país e não só.

O responsável informou que estão em preparação 200 hectares de terra, envolvendo mais de duas dezenas de trabalhadores entre nacionais e expatriados.

A fazenda do Diádia foi construída no âmbito do programa de combate à fome e redução da pobreza do Governo angolano, aprovado em 2010, e previa produzir, anualmente, 15 mil toneladas de milho e cinco mil de soja, numa área de três mil hectares.

Construída com fundos públicos, a fazenda tem uma área bruta de 9.433 hectares, dos quais cerca de 2.140 foram desmatados, limpos e gradados para produção agrícola.  

O empreendimento dispõe de um (1) silo de recepção húmido, um (1) secador e um pavilhão de pintos com capacidade para 18.000 aves, três (3) pavilhões de galinhas poedeiras com capacidade para 17.000 aves cada, um pavilhão de criação de frangos de corte e um matadouro de frango.

A empresa espanhola Alcal Groum é a gestora do empreendimento, que venceu o concurso público para a exploração deste projecto agro-industrial, no âmbito do programa do Executivo de Privatização dos Activos do Estado.

Localizada na margem ocidental do rio Fulezi, a fazenda foi construída no período de 2014/2015. Nos anos de 2016 a 2018, foram feitas, com sucesso,  as experiências na plantação de milho e soja, que atingiram uma produção anual de três mil toneladas de milho e quantidades não precisas de soja.

O município do Cuimba tem uma população estimada em mais de 70 mil habitantes, distribuídos por quatro comunas: Luvaka, Serra de Kanda, Buela e Sede.

 





+