Fazenda Filomena quer produzir um milhão de ovos em 2023

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 21 Outubro De 2022    14h49  
Exposicao de Ovos (foto ilustração)
Exposicao de Ovos (foto ilustração)
Angop

Caxito – Um milhão de ovos /dia poderão ser produzidos, nos próximos seis meses, na Fazenda Filomena, em Caxito, província do Bengo, com a entrada em funcionamento de três novas naves, com capacidade para 85 mil galinhas cada.

Com a entrada de novas naves de produção projetadas para o próximo ano, poderemos atingir uma produção de um milhão de ovos/dia, contra os actuais 700 mil/dia, revelou hoje,  à Angop, a gerente da empresa, Ana Maria.

Neste momento a estrutura física apresenta um grau de execução na ordem de 40 por cento e aguarda-se pela chegada de máquinas (sem adiantar o número)  para o  arranque.  Depois seguir-se- ão os ensaios e a formação de técnicos locais, informou.

Com a entrada em funcionamento destas naves prevê-se criar 50 novos postos de trabalho que se juntarão aos actuais 450 empregos criados pela empresa.  

A fazenda possui, neste momento,  16 naves, das quais 12  de produção e 4 de criação de pintos.  Nestas,  é possível contabilizar um total de 750 mil galinhas e  302 mil pintos em fase de crescimento.

A fazenda tem ainda projectos ligados a construção de uma fábrica de ração animal com capacidade para produzir 500 toneladas/dia, contra as actuais 150 toneladas/dia, das quais 90 toneladas serão para o consumo interno e 60 para a comercialização.

A construção de um matadouro com capacidade para abater um milhão de galinhas por dia e a efectivação do projecto de corte de aves para o empacotamento continuam no leque de projectos da empresa.

Em perspectiva está a expansão dos serviços para os seis municípios da província,  com a criação de pequenos vendedores nos mercados formal e informal para o crescimento dos negócios .

Localizada  no  Panguila, a Fazenda Filomena foi criada em 2015 e  ocupa uma área de 45 hectares.





+