Fazenda Mumba tem 100 toneladas de carne para restauração

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 12 Agosto De 2022    09h41  
Huíla: Nelson Gabriel - director comercial da Fazenda Mumba
Huíla: Nelson Gabriel - director comercial da Fazenda Mumba
Amélia Oliveira

Lubango - A Fazenda Mumba, na Huíla, tem disponíveis para a restauração 100 toneladas de carne bovina, armazenada nas suas dependências.

Trata-se de carne de gado criado em regime extensivo, com pastagem permanente e em confinamento 100 dias antes ao abate, o que dá melhor qualidade ao produto.

Neste período o alimento do animal é feito a base de ração concentrada e desenvolvida com cereais produzidos pela fazenda e processados na exploração e silagem, para garantir os padrões de qualidade da carne.

A informação foi avançada à ANGOP hoje, sexta-feira, no terceiro dia da Expo-Huíla, pelo director comercial da empresa Mumba, Nelson Gabriel, afirmando que o principal destino da carne da fazenda é a restauração, sobretudo das províncias de Luanda e da Huíla.  

Declarou que a produção na fazenda já está a dar os seus frutos e vão nos próximos tempos abrir um talho no município do Lubango, província da Huíla, para comercializá-la, assim como os seus derivados.

“A quantidade de carne colocada no mercado é de acordo as necessidades, para além de produzir para o nosso grupo e estamos aos poucos a dar passos seguros para a comercialização em larga escala, assim como de hortofrutícolas, tanto na Huíla, como em Luanda”, explicou.

Avançou terem ainda uma produção nacional de horticultura, milho, feijão e soja, fruticultura e silvicultura.

Nelson Gabriel destacou que na silvicultura a fazenda introduziu plantas de mogno, teka e eucalipto nas terras para contribuir para a regeneração natural e reflorestação, assim como manteve os biomas locais e recuperou os recursos hídricos para garantir a biodiversidade da terra.

Localizada a 45 quilómetros a Leste da vila municipal do Cuvango, tem uma área de 44 mil hectares, 20 mil dos quais desmatada e em exploração, com plantio de forragem (capim melhorado), milho e soja, destinado a ração para os animais.

Em 2020 beneficiou de um financiamento de apoio ao crédito no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) de 4.196. mil milhões de Kwanzas, um investimento que visa o aumento da oferta da carne, de um abate de 30 babeças/semana para 665/semana até 2026.

A Mumba situa-se a 45 quilómetros a leste do Cuvango está fixada numa área de 44 mil hectares, dez mil dos quais estão em exploração, com plantio de forragem (capim melhorado), milho e soja, destinado a ração para os animais, que é o foco do projecto iniciado em 2015, a fazenda conta com mais de três mil cabeças e pretende alcançar as 150 mil nos próximos cinco anos.





+