Fazenda Mussangi prevê produzir 31 milhões de alevinos/ano

     Economia           
  • Uige     Sexta, 12 Janeiro De 2024    10h37  
Tanques para criação de alevinos
Tanques para criação de alevinos
Laite Tito/ANGOP

Uíge – O centro de alevinagem da tilápia instalado na fazenda Mussangi, no município de Negage, província do Uíge, prevê produzir, a partir deste ano, 31 milhões de alevinos/ano, com vista aumentar os níveis de produção de peixe cacusso na região.

Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, o responsável da fazenda, Eliseu Manuel, disse que o projecto de criação de peixe tilápia começou a funcionar plenamente no ano 2023.

Informou que durante o ano 2023 até a presente data, a fazenda produziu 300 mil alevinos.

Disse que nesta primeira fase o projecto de produção de alevinos conta com 14 tanques de engorda, dos quais quatro já estão repovoados com peixes.

Os referidos tanques têm uma dimensão de 150 metros de comprimento, 38 de largura e dois de profundidade, com capacidade de conservar 70 mil peixes cada.

A província do Uíge atingiu no ano 2023 uma produção de 84 mil 970 toneladas de peixe cacusso (tilápia), contra 80 mil 152 do ano anterior, em 359 projectos aquícolas, num universo de 3.820 tanques.

Quanto à comercialização, Eliseu Manuel disse que as primeiras vendas de alevinos e de peixe (tilápia) estão previstas para o próximo mês de Junho nos mercados da região e posteriormente em outras localidades.

Esclareceu ainda que, para além da produção de peixe, a fazenda está apostada na plantação de mangueiras, goiabeiras, abacateiros, safueiros, pitaya e outras.

A fazenda criou 15 postos de trabalho direitos e 73 indirectos.

Por sua vez, o chefe do departamento Provincial da Pesca Continental e Aquicultura no Uíge, José Kupessa, reafirmou a aposta do Governo da província para instalação na região de um centro de conservação de peixes. QJ/NM/AC

 

 

 

 

 





+