Fazenda PIPE com peso na produção nacional- Ministro Sérgio Santos

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 02 Abril De 2021    22h25  

Cacuso- O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, considerou, nesta sexta-feira, que a fazenda PIPE, localizada na comuna de Quizenga, município de Cacuso, tem um “peso” relevante na produção nacional, face ao cultivo de milho em grande escala, numa área de mil e 500 hectares, bem como 100h de soja.

Falando no termo de uma visita a referida fazenda de iniciativa privada, o governante realçou que a sua grandiosidade implica a necessidade de reforço da parceria público-privado com esta e outras empresas da mesma dimensão, para se alavancar o seu crescimento e consequentemente contribuir no desenvolvimento do país e na geração de mais postos de trabalho.

Neste domínio, explicou, a fazenda contou com financiamentos do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento, com vista a reforçar a sua capacidade de produção e rentabilidade, solicitando mais esforço por parte dos empresários do ramo agrícola.

“Sentimos a necessidade de convidar mais empresários e empreendedores com ideias de negócios para apostarem na agricultura, que é extremamente viável. O governo vai suportar, ajudar, facilitar e simplificar a encontrar meios de acesso ao crédito”, frisou.

O ministro anunciou a entrada em vigor, brevemente, de incentivos fiscais para empresas privadas de produção na província de Malanje e outras das zonas consideradas favoráveis de investimento, com excepção de Cabinda, de acordo com a Lei do Investimento Privado.

Sem avançar datas, frisou que, para beneficiar dessa isenção, as empresas deverão estar registadas na Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, sendo que o objectivo é aplicar regimes de tributação menos onerosos e atribuir títulos de concessão de terras, face a intenção do Executivo de aumentar benefícios aos empresários.

No quadro dos benefícios que se quer para o empresariado nacional, informou que o BDA está disponível para a concessão de créditos, enquanto o Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território tem a missão de facilitar a atribuição de títulos de concessão de terras para a agricultura de grande dimensão e familiar, construção e outros fins empresariais, no âmbito do projecto minha terra.

Apontou o Programa de Apoio a Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das importações (PRODESI), bem a abertura de linhas telefónica do referido programa para aquisição de créditos e reclamações.

A par da fazenda PIPE, o ministro visitou, igualmente, no município de Cacuso, as fazendas BIOCOM e Nutrimutolo, bem como o projecto Quizenga, que se destina a atribuição de parcelas para o fomento da agropecuária para jovens, assim como a fazenda Unicanda e a cooperativa de camponeses Mutumbua no município de Calandula.

O ministro iniciou uma visita de três dias a Malanje, que visa dar a conhecer aos empresários da província as políticas de benefícios criadas para os investidores privados.

O programa reserva igualmente para sábado, uma visita a fazenda Luck Man, localizada no município de Cahombo.

 





+