Fazenda Samba Lucala inicia colheita de duas mil toneladas de soja

     Economia           
  • Cuanza Norte     Segunda, 25 Março De 2024    12h16  
Campo de produção de soja na fazenda Samba Lucala
Campo de produção de soja na fazenda Samba Lucala
Diniz Simão-ANGOP

Ndalatando – Duas mil toneladas de soja começaram a ser colhidas este domingo, na Fazenda Samba Lucala, no município do Samba Caju, província do Cuanza-Norte, numa área de 140 hectares, correspondente a primeira safra do ano agrícola 2023/2024.

A informação foi prestada à imprensa, pelo director das operações da Agricultiva, empresa responsável pela operação tecnológica do projecto, sob gestão do Ministério da Defesa, desde Fevereiro deste ano, Barack Gouver.

Adiantou que o plantio, feito em Setembro, abrange ainda 200 hectares de milho, cuja perspectiva de colheita não foi revelada.

Segundo o técnico, para a segunda época, cujas sementes foram lançadas em Fevereiro deste ano, foram plantados 550 hectares de milho e 120 de soja, com a colheita prevista entre Junho e Julho deste ano.

A Fazenda Samba Lucala produziu, na época agrícola 2022/2023, 14 mil toneladas de cereais, sendo 9.498 toneladas de milho e 4.637 de soja, cultivadas num total de 2.554 hectares.

Na ocasião, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, que testemunhou o início da colheita, realçou o engajamento da Fazenda Samba Lucala, na produção de cereais, como uma importante aposta para a garantia da segurança alimentar das famílias.

Acrescentou que a referida colheita demonstra que o país pode produzir, para garantir a redução da importação e auto-suficiência alimentar.

“A única forma de combater a fome e a pobreza é apostar na produção em grande escala”, disse.

Defendeu que se deve continuar a incentivar os produtores para aumentar os níveis de produção.

Salientou, por outro lado, que a produção em grande escala está intrinsecamente ligada a melhorias das estradas para permitir, por um lado, levar aos campos os imputes agrícolas e, por outro, o escoamento da produção.

Reiterou a aposta do Governo na melhoria das estradas, bem como a abertura do governo local ao investimento interno e externo para alavancar a produção da região.

O empreendimento, constituído com capitais públicos, num investimento do Governo angolano de USD 54,6 milhões(um dólar vale em Kz 832, 633), possui uma capacidade de produção de 30 mil toneladas/ano de soja, feijão e milho.

O projecto está implementado numa área de 11 mil hectares. Desta, a fazenda explora, neste momento, dois mil hectares, dos quais mil e 300 irrigados e 700 em regime de sequeiro.

A fazenda dispõe de um sistema de irrigação assegurado por 23 pivots, uma barragem de contenção de água de 450 metros cúbicos e 18 metros de profundidade, área inundada de 516 mil metros cúbicos, uma estação de bombagem de 2.800 metros cúbicos/hora e 33 quilómetros de tubagem em PVC.

É um projecto do Ministério da Agricultura e Florestas que começou a ser implementado em 2016, que permitiu, até agora, a criação de 60 postos de trabalho directos e 100 indirectos. DS/AC

 

 

 





+