Feira Agro-pecuária do Produtor Jovem rende 24 milhões de Kwanzas

     Economia           
  • Huambo     Quarta, 01 Setembro De 2021    15h03  
Feirantes vão expor potencialidades da região
Feirantes vão expor potencialidades da região
Jilmar Chitondua

Caála – Vinte e quatro milhões de Kwanzas foram arrecadados, nos seis dias da primeira edição da Feira Agro-pecuária do Produtor Jovem, realizada na comuna da Calenga, município da Caála (Huambo), soube a Angop, esta quarta-feira.

Ao confirmar a informação à Angop, o porta-voz do evento, Alister Pinto, disse que o valor resulta da venda dos vários produtos expostos pelos 120 jovens em representação de 14 das 18 províncias do país.

O responsável referiu que, durante os seis dias de exposição, os jovens evidenciaram as suas potencialidades em termos de produção, armazenamento, conservação, transformação e comercialização de hortícolas, cereais, tubérculos, leguminosos, frutícolas, mel, produtos farmacêuticos para tratamento animal, licores domésticos, animais de grande e pequeno parte, para além de frutos silvestres.

“O evento cumpriu com os objectivos traçados e ficou claro que a juventude está envolvida no processo agropecuário no país. Com esta dinâmica, será possível contribuir na segurança alimentar, bem como retirar os jovens do desemprego, através da revitalização das iniciativas empreendedoras nas comunidades”, frisou.  

Já o administrador do município da Caála, Ruben Etome, propôs-se desburocratizar, a seu nível, a tramitação documental para a criação de empresas agro-pecuárias, para fomentar o auto-emprego e promover o desenvolvimento sócio-económico.

Disse que o evento serviu para realçar a importância do envolvimento dos jovens na cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, protagonizar o auto-emprego no sentido de se promover o bem-estar das famílias e combater a pobreza nas comunidades.

Feirantes valorizam iniciativa do CPJ – Huambo

Alguns expositores afirmaram que o agro-pecuário constituiu-se, por si só, numa oportunidade de divulgação das potencialidades de cada uma das províncias presentes, para além de incentivar os jovens a apostarem neste importante sector da economia nacional.

O jovem Carlos José, representante da empresa “ EMAT”, vocacionada à produção farmacêutica de origem fitoterapêutica para animais, disse que nesta feira conseguiu vender quase todos os produtos e aproveitou divulgar a sua marca, com o estabelecimento de parcerias de fornecimento de bens e serviços.

Margarete Oliandra, representante da empresa “Guilelu”, com sede na província do Huambo, informou que a sua instituição teve resultados satisfatórios e, por isso, encoraja a organização a continuar a promover eventos do género, como forma de impulsionar as iniciativas juvenis no ramo agro-pecuário.

O jovem Michel Capenda, empreendedor na província do Moxico, disse ter aproveitado a  I edição da feira agro-pecuária do produtor jovem para divulgar o mel desta região do Leste do país, um dos produtos mais procurados, principalmente nesta fase da pandemia da Covid-19.

A secretária do associativismo e voluntariado da juventude na província de Malanje, Maura Cafuma, disse que o colectivo dos jovens empreendedores desta região do país expôs vários produtos do campo e, ao mesmo tempo, fazer a demonstração dos derivados da mandioca.  

Para além das exposições, a I Feira Agropecuária do Produtor Jovem, uma iniciativa do Conselho Provincial da Juventude do Huambo, em parceria com o Fórum Angolano de Jovens Empreendedores, analisou, entre outros, temas como “O acesso da juventude às fontes de financiamento agro-pecuário disponibilizados pelo Estado”, “O uso racional de agro-químicos” e “ Os resultados da transferência de embriões em Angola”.

Foram ainda analisados, “A participação da academia no apoio técnico e científico para o aumento da capacidade produtiva  dos jovens que se dedicam à actividade pecuária”, “A importância do cooperativismo juvenil para o desenvolvimento agro-pecuário na comunidade”, “O INAPEM e os serviços de apoio ao produtor” e “Desafios dos jovens agrícolas pós-produção”.

Realizada no âmbito da implementação do Programa Juvenil de Apoio à Produção Interna (PROJAPRON), a mesma, que decorreu no Centro de Multiplicação Genética do município da Caála, contou com 120 expositores individuais e institucionais de 14 das 18 provinciais do país.





+