Feira agropecuária do Uíge abre com 30 expositores

     Economia           
  • Uige     Sábado, 21 Agosto De 2021    15h02  
Interior de um estabelecimento comercial
Interior de um estabelecimento comercial
Claúdio Neto

Uíge - A primeira edição da feira agro-pecuária do município de Quitexe, na província do Uíge, arrancou este sábado com a participação de 30 produtores do ramo da agropecuária e empresas industriais de exploração de madeira.

No local estão expostos diversos produtos, tais como feijão, mandioca, ananás, batata-rena e doce, milho, tomate, cebola, banana, pimento, couve, repolho, abóbora, cana-de-açúcar, abacate, entre outros produzidos na localidade.

O evento decorre sob o lema "Apostando na produção local para o desenvolvimento sustentável“ e visa a divulgação das potencialidades da localidade no domínio agrícola.

Na abertura da feira, a administradora Municipal de Quitexe, Odete Ferreira Pinto, disse que administração local está apostada em levar acabo programas de apoio e na formação dos produtores para o fomento da produção agrícola.

Informou que no âmbito do programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza, estão em preparação 300 hectares de terra para serem distribuídos gratuitamente as associações, cooperativas e agricultores individuais.

“ Os solos férteis e rodeados de rios atraem investimentos mecanizados no município”, disse.

A decorrer de 21 a 23 de Agosto, o certame está enquadrado nas comemorações dos 109 anos da fundação da vila de Quitexe.

O município de Quitexe dista a 40 quilómetros da sede capital da província e conta com uma população estimada em 39.869 habitantes, maioritariamente camponesa.

 





+