Feira Agropecuária de Benguela com volume de negócios recorde de Kz 400 milhões

     Economia           
  • Benguela     Segunda, 22 Maio De 2023    20h05  
1 / 3
Leilão de gado na feira agropecuária de Benguela
Leilão de gado na feira agropecuária de Benguela
José Honório-ANGOP
2 / 3
Leilão de gado na feira agropecuária de Benguela
Leilão de gado na feira agropecuária de Benguela
José Honório-ANGOP
3 / 3
Feira agropecuária da província de Benguela
Feira agropecuária da província de Benguela
José Honório-ANGOP

Benguela – Cerca de 400 milhões de kwanzas é o volume de negócios recorde resultante da quinta edição da Feira Agropecuária da província de Benguela, realizada de 19 a 21 de Maio, apurou hoje, segunda-feira, a ANGOP.

Segundo a organização, é o valor mais alto de sempre e representa um crescimento acima dos 50 por cento face à feira de 2022, cujo volume de negócios previsto, na ordem dos mais de 200 milhões de kwanzas, esteve um pouco abaixo das estimativas.

A informação é do porta-voz da Feira Agropecuária da província de Benguela, Victor Panzo, referindo que este volume de negócios é resultado, entre outros, do leilão de cerca de 300 cabeças de gado, entre bovino, caprino e ovino, incluindo cavalos e aves ornamentais, que contribuiu com 75 milhões e 513 mil kwanzas.

Em entrevista de balanço à ANGOP, referiu também a venda de produtos agrícolas, nomeadamente sementes, cereais, leguminosas, hortícolas e citrinos, incluindo máquinas - tractores, alfaias, motocultivadores e sistemas de rega -, além de produtos pesqueiros, da indústria salineira e serviços de restauração.

Leilão de gado no topo da feira

Aquele responsável coloca no topo da agenda da recém terminada Feira Agropecuária de Benguela o leilão de gado, com aproximadamente 300 cabeças, sobretudo bovino de várias raças, com destaque para o Brahman, de alta fertilidade, sendo originário dos Estados Unidos da América.

Daí ter revelado que só a venda do gado bovino rendeu 70 milhões e 33 mil kwanzas, sendo o restante valor fruto das transacções relacionadas com a compra de caprinos, ovinos, cavalos e duas aves ornamentais muito populares, nomeadamente “um casal de pavão”.

Ao todo, participaram mais de 250 expositores, dos quais 40 criadores de animais, fazendeiros e cooperativas agrícolas das províncias de Benguela, do Namibe, Huíla, Cunene, Cuanza Sul, Cuanza Norte e Luanda, a par de convidados internacionais, idos da Namíbia, África do Sul e uma delegação da Coppex Agropecuária, de França.

Segundo Victor Panzo, a Coppex Agropecuária representa os maiores criadores de animais e produtores de leite naquele país, na Europa Ocidental, daí a importância da sua participação nesta feira, para possíveis parcerias de negócios com os angolanos.

A estes, juntaram-se, por outro lado, 400 criadores de animais vindos de várias partes do país, com destaque para a região Centro Sul, mas apenas na condição de visitantes, que até aproveitaram para trocar contactos e experiências com os expositores.

Para o porta-voz, outro ponto positivo desta feira foi a participação dos produtores agropecuários dos dez municípios da província de Benguela, além da banca, algumas empresas de restauração e serviços de tecnologia no ramo do agronegócio vindas de outras partes do país.

“Saímos daqui satisfeitos porque conseguimos atingir o objectivo de congregar várias empresas de diferentes sectores num único espaço e mostrar as potencialidades da província de Benguela e de outras da região Centro Sul do pai”, frisou.

Com isso, o representante da Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela (CCGB), enquanto entidade organizadora, agradece ao Governo Provincial de Benguela pelo apoio prestado e de todos os parceiros que tornam possível esta organização.

A pensar já na sexta edição, em 2024, Victor Panzo fala em bons indicadores, para que a Feira Agropecuária de Benguela continue a cumprir os objectivos delineados, melhorando cada vez mais e ajudando no crescimento sustentável das empresas do ramo na região Centro Sul de Angola.

Realizada junto ao Estádio Nacional de Ombaka, no quadro das festas dos 406 da cidade de Benguela, completados a 17 de Maio, a Feira Agropecuária de Benguela é uma organização da Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela (CCGB), integrada na Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola (FENACOPA). JH

 





+