Feira da cidade da Caála rende mais de 33 milhões de kwanzas

     Economia           
  • Huambo     Sábado, 30 Julho De 2022    16h01  
Exposição de produtos agrícolas (ilustração)
Exposição de produtos agrícolas (ilustração)
Joaquim Tomas

Caála – Trinta e três milhões e 540 mil kwanzas é o montante arrecadado pelos 65 expositores da Feira da cidade da Caála, província do Huambo, realizada no âmbito do 52º aniversário da localidade, assinalado a 15 deste mês.

No evento, promovido pela Administração municipal da Caála, foram expostos produtos gastronómicos tipicos da área, para além de obras literárias de autores nascidos na localidade.

Produtos agrícolas como milho, feijão, batata-rena e hortícolas, sementes melhorados arroz e um conjunto de plantas frutícolas de ciclo curto produtivo, com realce para o limoeiro, goiabeira, mudas de café e laranjeiras, assim como fertilizantes e outros insumos, foram igualmente expostos nos vários stands da feira.

Na ocasião, o administrador do município da Caála, Ruben Isaías Etome, disse que o evento superou as expectativas, tanto do posto de vista do volume das vendas, como da promoção das principais potencialidades da municipalidade, com registo de 35 mil feirantes de várias localidades da província do Huambo.

 Breve historial da Caála

A localidade dispõe de inúmeras potencialidades, do ponto de vista agro-pecuário e turístico, além de outro tipo de matéria-prima para o fomento da indústria transformadora, incluindo o Pólo de Desenvolvimento local, nas proximidades do caminho-de-ferro de Benguela, uma linha importante, quer para a importação, quer para a exportação de produtos.

A estação local do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) é também um empreendimento incontornável no processo de crescimento do município da Caála e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, já que diariamente passam pela mesma produtos provenientes das províncias vizinhas de Benguela, do Bié e do Moxico, ligadas pela linha férrea.

Com uma extensão de três mil e 680 quilómetros quadros, o município da Caála, segundo reza a história, começou a ser habitado em 1900, quando se iniciou a revolta do Bailundo, em 1902, contra a opressão colonial, essa região já era habitada.

Em meados de 1912 chegou a Caála a linha do CFB, factor que contribuiu para o desenvolvimento do povoado que, até então, era um pequeno acampamento junto de uma aldeia antiga cujo soba se chamava Cahala Mbita, emergindo, a partir dessa altura, como povoação.

 

 





Notícias de Interesse

+