Feira da laranja reúne expositores do Uíge e Zaire

     Economia           
  • Uige     Quinta, 29 Julho De 2021    12h29  
1 / 2
Produção nacional: uma das feiras realizadas na Quibala (Cuanza Sul)
Produção nacional: uma das feiras realizadas na Quibala (Cuanza Sul)
Joaquim Tomas
2 / 2
Feira vai expor vários produtos do campo com destaque para o bombó
Feira vai expor vários produtos do campo com destaque para o bombó
Pedro Vidal

Uíge -A primeira edição da Feira da Laranja, no município do Bembe, província do Uíge, arrancou, esta quinta-feira, com a participação de mais de 30 expositores locais e do Cuimba (Zaire).

Com o lema “Apostar na terra para diversificar a economia”, o evento de três dias, que visa celebrar os 108 anos da fundação deste município, para além da banana, expõe a mandioca, abacaxi, entre outros citrinos.

O administrador municipal do Bembe, Gildo Unigênito, explicou que o objectivo da feira é  incentivar os agricultores e os comerciantes a apostarem nos mercados nacionais, medida que vai ajudar na comercialização dos seus produtos.

O município do Bembe, maior produtor na província, produz anualmente cerca de 25 mil toneladas, num processo que envolve quatro mil 730 produtores.

“Nós estamos a realizar a feira de produção de produtos agrícolas com destaque para a  laranja, por ser uma das culturas que identifica o município do Bembe”, justificou.

No entanto, lamentou o facto de, infelizmente, haver muita perda, devido ao mau estado das vias de acesso, limitando o acesso aos grandes mercados.

Gildo Unigênito espera que, com o melhoramento das vias de acesso, se reduza a perda de produtos do campo (laranja entre outras culturas que se estragam, devido à dificuldade de escoamento).

Durante os três dias de exposição, haverá a realização de palestras sobre potencialidades agropecuárias, impacto da agricultura familiar no desenvolvimento das comunidades rurais, reflexões sobre sobre a vida do município do Bembe, visita aos campos de produção, entre outras actividades.





+