Feira de produção nacional marca 4º aniversário do PRODESI

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 22 Julho De 2022    19h14  
produtos agrícolas
produtos agrícolas
cedida

Lubango - Pelo menos cem produtores nacionais participaram na feira da produção nacional promovida hoje, sexta-feira, no Lubango, no âmbito do 4º aniversário do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Trata-se de produtos, como cereais, tubérculos, entre outras culturas expostos por jovens filiados ao Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE).

Ao falar do evento, o coordenador regional sul do FAJE, Piedade Pena, afirmou tratar-se de uma feira em que jovens financiados e não só estão a mostrar o que produzem.

Referiu que a Huíla, nos seus filiados, apresentaram 50 projectos, dos quais sete foram financiados e outros quatro assinaram o contrato durante feira, ligados ao agro-negócio, em que cada um vai receber 25 milhões de kwanzas.

Fez uma avaliação positiva do PRODESI, pois têm membros que receberam o financiamento e passaram de 10 para 40 empregos gerados e aumentaram a sua capacidade produtiva.

A cerimónia do 4º aniversário aconteceu na Huíla em função de ser a província com maior número de produtores inscritos no portal da produção nacional, com um total de 16 mil 667 inscrições.  

Durante o evento dirigido pelo secretario de Estado para o Planeamento, Milton Reis, foram premiados com diplomas várias individualidades e empresas que contribuíram para o fomento da produção nacional em diversos domínios.   

O PRODESI, implementado desde 2019, é uma das principais alavancas do Executivo angolano de apoio ao desenvolvimento do sector privado, com instrumentos que visam facilitar o acesso ao financiamento, a melhoria do ambiente de negócios, através da desburocratização e simplificação dos processos.

É o suporte ao empreendedor através da capacitação da empresas e cooperativas, a dinamização das exportações, o incentivo a produção e ao consumo de bens produzidos em Angola, assim como a dinamização e divulgação das feiras nacionais e o serviço de apoio ao produtor.





+