Feira do Bombó arrecada mais de Kz 11 milhões 

     Economia           
  • Moxico     Segunda, 02 Agosto De 2021    18h12  
3a Edição da Feira de Bombo no município de Camanongue
3a Edição da Feira de Bombo no município de Camanongue
Kinda Kyungu

Camanongue - Onze milhões, 233 mil e 500 kwanzas foram arrecadados, durante três dias, na terceira edição da Feira do Bombó, no município de Camanongue, 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, província do Moxico. 

O evento, que terminou hoje, contou com a participação de 84 expositores entre associações e cooperativas agrícolas, camponeses individuais, assim como cinco empresas públicas e privadas.

Estavam patentes na feira, para além do bombó, outros produtos como o milho, feijão (frade e manteiga), a ginguba (amendoim), a soja, a batata-doce e rena, mandioca entre outros tubérculos, café, cana-de-açúcar, frutas como a banana, ananás citrinos (laranja, limão e tangerina), hortícolas como o tomate, couves, repolho, alface, cebola, alho entre outros.

Ao fazer o balanço da Feira do Bombó, o chefe do gabinete municipal da Agricultura no Camanongue, Coji Zanguilo, disse que a fraca afluência de clientes ao local, por falta de publicidades, afectou na arrecadação da receita prevista, de 15 milhões de kwanzas.

Anunciou que na próxima edição serão realizadas publicidades nas províncias vizinhas da Lunda Sul, Lunda Norte e Bié para participarem do evento. 

Prosseguiu que a intenção é arrecadar mais receitas e para isso vai se aumentar o número de expositores de 84 para 120, e também de empresas públicas e privadas, de cinco para 10. 

No Moxico, as feiras agrícolas são uma iniciativa do Governo do local, projectadas este ano de 2021, com intenção de expor as potencialidades agrícolas da província, tendo sido a estréia no município do Moxico (agro-pecuária), depois seguiram-se a Cameia (Feira da Banana), Luacano (do Peixe), Léua (agrícola e pesca), e agora o Camanongue (do Bombó).

A Feira do Moxico (sede provincial), arrecadou mais de kz 20 milhões, Cameia, Kz 16 milhões, Léua, 16 milhões, e o Luacano, 22 milhões de kwanzas.





+